RAÍZES ENTRELAÇADAS - O sol nasce para quem fica 1

Conta vários causos partindo de um inicio de 1890, na sequencia:

(CEM ANOS)

O AMOR, O SOFRIMENTO, como contribuem ás personalidades futuras, para evolução, escolhas,vidas interrompidas natural, acidental (o alcoolismo,homossexualidade nos anos 50,os traumas,a falta de humildade e compreensão, e vitórias da paciência, e paralelamente, independente, a vida entrelaça suas raízes.

Os causos serão narrados entre 1890 á 1.990.(sequências),

RAÍZES ENTRELAÇADAS

1

Chegava no porto de Santos em 1890 famílias da Costa Rica, entre elas estava Gema com seus filhos Carlos, Berenice, Natalice e gestante da caçula CLARA que nasceu em terras brasileiras.

A familia se instalou na cidade de Amparas, interior do Estado de Goiás,

O tempo passou e CLARA uma moça vistosa, cabelos pretos, nariz afilado, sua pele macia, seu rosto parecia porcelana.

Na tarde de domingo a família foi visitar Jonas proprietário de uma pequena fazenda; CLARA com seu vestido rosa até as canelas e guarda chuva da época, passeando pelas terras tropeçou em uma pedra, uma voz perguntou-lhe:

-Quer ajuda?

Era José, moço bonito com seus vinte anos, pouco estudo, trabalhava nessa fazenda.

Os olhares davam inicio a um relacionamento que, doze meses depois contraíam matrimônio.

Desse enlace matrimonial nasceu Diva, que após complicações de parto, faleceu.No ano seguinte nascia SINÉSIO, com apelido de CHICO, no ano seguinte nascia HELENICE, três anos depois NEUSA, e por fim, o último, Anastácio, apelidado de PIQUE.

Na gestação de Pique, CLARA já apresentava um quadro fora do normal, sentia muitas dores, passou a gravidez praticamente de repouso.

Naquele mês de novembro nascia Pique, e o estado de saúde de CLARA piorava mais a cada dia que se passava, mal conseguia cuidar dos filhos, CHICO o mais velho era responsável pelos irmãos menores.

Os meses passavam, e numa consulta médica, o médico resolveu que deveria fazer uma cirurgia de emergência - a única forma de saber na época o que poderia ser.

E o procedimento, constatou que nada poderiam fazer, era um tumor (Cancêr), já havia se espalhado.

De volta para casa, as dores que eram insuportáveis, um barulho qualquer, parecia que ia estourar sua cabeça.

CLARA não fazia um carinho nas crianças e seu esposo também não, as preocupações e as dores constantes deixavam o casal numa situação onde as dores e o sofrimento dominavam a vida cotidiana da família.

As crianças brincavam no quintal, quando NEUSA, com três anos, era peralta; levou uma nota de cinco rasgada ao meio, que ela mesmo havia feito, até a cama para mostrar à sua mãe.

CLARA, naquela tarde que o sol já estava se escondendo, se contorcia de dores, estava alucinada, chamou por CHICO, pediu-lhe que tirasse os espinhos de uma rosa, seu caule com mais ou menos um metro, pediu para as crianças Helenice e Neusa deitarem na cama com as pernas fora dela, CLARA fora de si,bateu com a mesma intensidade de suas dores;era a vez do CHICO que não escapou, o motivo: não olhou as crianças direito.

Já era tarde quando seu esposo chegou em casa, CLARA não estava bem, pediu que ele ficasse ao lado dela, compadecido envolveu seus braços em CLARA, abraçando-a de uma forma carinhosa.Ela adormeceu...

Na madrugada acordou aos gritos:

_Zé...eu lhe peço, não deixe que judiem dos nossos filhos, não os abandone, nem os separe, cuide deles.Uma pausa da dor, o silêncio.

De repente o suspiro forte, e o pedido, não me deixe morrer, estou indo...apertando o braço de José com toda força, CLARA faleceu em seus braços, naquela madrugada que a noite para ela era a última, e o sol seria para todos que ficaram...

Helenice e Neusa não conseguiam entender o que estava acontecendo, no velório seu padrinho pegou-a pelos braços para dar i último adeus a sua mãe, essa imagem ficou na lembrança de Helenice.

Os órfãos de mãe:

Chico COM 12 ANOS, Helenice, 7 e Neusa 3 ficaram com seu pai. O caçula com sete meses ficara com a irmã de José, CRUELA,...

O que fazer com as crianças?? - no seu desespero, perdido, olhava para o céu e fazia seu pedido...

Continua....

isis inanna
Enviado por isis inanna em 22/05/2016
Reeditado em 22/05/2016
Código do texto: T5643148
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.