A VIDA É UM ETERNO SONHAR

A VIDA É UM ETERNO SONHAR

Marcas que ficaram guardadas em minha mente.

Lembranças contidas no fundo da minha alma.

Tristezas que nem percebia, medo que se escondia e as dificuldades superadas pela esperança e pela vontade de prosseguir sempre adiante.

As lagrimas davam espaço para a timidez de um sorriso, uma infância dura, mas tão terna quanto a inocência daquele viver.

Uma mistura de emoções e contradições que na vida temos que passar.

Fazenda Santo Antonio, Casebre de barro, janela de tabua que dava a vista para um estradão onde poucos carros passavam e era interessante espiar os automóveis que raramente passavam por ali. Na janela de tabua colocava um pano colorido feito cortina para deixar a casa com ar de beleza, no chão chapiscava água para o pó não levantar.

O cheiro puro da mata verde do outro lado do estradão, onde se escondiam os mistérios que nos amedrontavam.

Na madrugada o galo a cantar, pai e mãe iam pra roça com os rostos chicoteados pelo vento e molhados pelo orvalho da doce manhã.

Enquanto nós crianças sem noção da hora saímos pela escuridão da madrugada á caminhar para a escola.

A distancia era longa! Passávamos pela porteira ,atravessávamos o pasto com a boiada dormindo, pulávamos uma ponte de pau em pau que chamávamos de mata burro, lembro-me que uma vez fomos surpreendidos pelos faróis de um automóvel que surgiu lá em cima! do morro e assustados escondemos em meio a plantação de palmas e de rosas que havia naquele lugar até que o carro passasse.

Na escola chegávamos molhados do orvalho o qual era motivo de chacotas dos colegas de classe.

A escola mista do Monte Serrath era toda enfeitada com palmas e rosas de todas as cores que eu levava com tanta ternura!

Mudanças e lugares não muitos diferentes, agora fazenda São João, apenas o tempo passava, junto a ansiedade veio decepção, passar de ano na escola, sim um sonho realizado !era uma das melhores alunas, receber o diploma que alegria!, Porém continuar a estudar, não consegui, minha tristeza ver todos os colegas irem para outra escola e eu sem poder continuar os estudos, pois tive que ficar trabalhando na roça,porém era tão fácil entender meus pais, vendo que às vezes não tínhamos sequer comida para todos em casa.

Meu sorriso então cedia lugar para as lagrimas, mas tinha que mudar aquela vida sofrida, medo de taturana nas folhas dos cafezais e as geadas no frio a queimar,era triste ver os olhos do meu pai rasos da água ,por teus filhos tendo que trabalhar na roça.

Mais ainda foi acordar um dia de madrugada e ver meu pai partir chorando com um saco de roupa nas costas, por brigas de ciúmes da minha mãe, ficamos sem ele um bom tempo, sofremos tanto sua ausência ,um certo dia retornou e nossa vida se transformou.

E quem mudava agora era eu peguei,minha sacolinha de roupa e fui em busca de um novo rumo procurar trabalho na cidade de Itupeva e que incrível ! naquela época era mais fácil confiar nas pessoas e na primeira porta que bati já estava empregada ,feliz e mais bonita ajudava minha família e só os visitavam nos finais de semana, conheci outras pessoas ,conheci o amor, a igreja ,pois religião já tinha, mas estudar que nada, perdi a empolgação.

O tempo foi passando e novamente estava de volta para casa da minha família, dessa vez para juntos trabalharmos numa outra fazenda, agora Barreiro Santa Elisa e eu com 16 anos era responsável pela sede . Fazendeiros Mesquitas , tempo de muito gado ,muito leite , queijos e ovos, a vida era de muita fartura , mas nada é eterno e mais uma vez mudamos. Louveira nos recebeu de braços abertos, tudo era diferente.

Longe da roça a felicidade era grande, mas as dificuldades voltaram a nos rodear ,meu querido pai adoeceu e nos deixou para morar com Deus,cada um seguiu seu caminho construí família meu tesouro maior da vida.

Na jornada da vida encontrei pessoas sabias e de bom coração que me fizeram acreditar que eu podia ser capaz, então voltei a estudar, realizei meu sonho, hoje formada e com fé, esperança, amor , perseverança e dignidade escrevo no livro do tempo,que a minha vida é um eterno sonhar!

Um pouco da minha história :Sonia Baldo

SONIA BALDO
Enviado por SONIA BALDO em 08/02/2015
Reeditado em 10/02/2015
Código do texto: T5130221
Classificação de conteúdo: seguro