LIVRO INFANTIL

Todas as noites, depois do jantar, a mãe, colocava seu filhinho para dormir. Ele vestia seu pijama com figuras do desenho favorito. A mãe apanhava um livro nas ricas prateleiras de marcenaria envernizada e sentava no canto da cama para mais uma leitura antes do sono do filho.

- Era uma vez... – disse a mãe.

- Era uma vez?

- Isso. Era uma vez.

- Por que, era uma vez?

- Porque é assim que começa uma história, querido.

- Entendi!

A mãe, satisfeita pela compreensão do filho, retomou à leitura.

- Era uma vez, uma família de ursos; o Papai Urso, a Mamãe Urso e o Pequeno Urso. Os três moravam no centro da floresta.

- Por que uma família de ursos? Não poderia ser uma família como nós?

- Não, querido, esta história é de ursos não de pessoas. Entendeu agora?

- Sim!

Satisfeita novamente pela compreensão do filho, a mãe afagou sua cabeça e retomou à leitura.

- Mamãe Urso fez um delicioso mingau, como era de costume. Mas, o mingau estava muito quente. Sendo assim, Mamãe Urso propôs que fossem dar uma voltinha, juntos, pela floresta, enquanto o mingau esfriava.

- Mas ursos gostam de mel, não de mingau. Eles também não sabem cozinhar, eles nem mesmo tem mãos!

- Isso é uma história, filho. Por isso é assim. Entendeu?

- Sim!

Uma vez mais, satisfeita pela compreensão do filho, a mãe retomou à leitura.

- Enquanto a família Urso estava fora, apareceu por ali uma menina de cabelos loiros cacheados, era conhecida como Cachinhos Dourados.

Quando a mãe percebeu o filho havia virado para o lado, entrado no estado de sono profundo. Na manhã seguinte, na mesa do café, o filho entregou à mãe um caderno aberto. Era um diário. Assim, prontamente a mãe atentou para a caligrafia garranchada do filho que dizia. “26 de agosto. Hoje, mamãe ensinou que é preciso ser realista para as coisas, porque viver de imaginação não me levará a lugar algum”.

Obrigado por ler meu trabalho.

L S Amaro
Enviado por L S Amaro em 15/06/2014
Reeditado em 31/08/2015
Código do texto: T4845893
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.