MEU FOGÃO DE CARVÃO

Diante de uma foto...um fogão a lenha.

Chegaram de mansinho lembranças...o nó na garganta e as saudades dos que já se foram e que eram minha vida e minha história.

Faltou apenas a panela de ferro e o fogão de carvão...manchando as panelas de um preto tinto e sem memoria.

Aquela chapa ardente de ferro o calor de sua brasa e a qualidade de sua queimação...cozinhando o feijão puro e sem ostentação de sabores.

O cheirinho de café moído na hora,na caneca simples sem leite e sem pudor...não fazia mal pois era o amor dividido.

Minha avó com sua cultura abrangente imaginem nem escrever sabia.Colocava a digital nas raras ,vezes quando precisava.

Contava causos com tanto enlevo que nos pobres crianças morríamos de medo.Histórias de ensinamentos até hoje aplicados...eram parábolas interpretadas como um castigo dos céus.Agarrávamos um ao outro para nos protegermos,pois seu rosto se transformava.

A curiosidade era tanta... aquela proteção... até hoje procuro.Cá fora o silêncio da mata e o olor da terra batida pela chuva.Ouço o canto do galo e o ciscar intermitente da galinha em sua busca inóspita.

A distância dos afetos perdidos...as saudades e a pureza de meu passado.Hoje meu sorriso triste entre esta foto do fogão a lenha.

Minhas quimeras reproduzidas em meu fogão a carvão!!!

Terezinha Dias Rocha
Enviado por Terezinha Dias Rocha em 13/03/2014
Reeditado em 13/03/2014
Código do texto: T4726995
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.