O Padre Mentiroso

Conta-se que em uma cidadezinha do interior, onde todos se conheciam e se respeitavam, João pediu um dinheiro emprestado a Francisco seu vizinho e como era conhecido não assinou nenhuma promissória, o tempo foi passando e nada dele pagar o que devia, certo dia Francisco perdeu a paciência, foi na delegacia e prestou queixa contra João que imediatamente fora chamado para responder sobre a queixa. Ficou tão desesperado e não encontrando uma saída resolveu se aconselhar com o Padre.

- Seu Padre me ajude, o que o senhor acha que devo fazer?

- O Padre teve uma ideia: Vamos lá, e na hora que o delegado falar o assunto você vai ver que resolvo tudo rápido, eu sou Padre e ele não vai querer ter problemas com Deus, deixa comigo.

E Foram direto para a delegacia, chegando lá, o delegado mesmo estranhando a presença do Padre, resolveu começar o interrogatório:

- muito bem seu João, o senhor Francisco afirma que o senhor pediu dez mil reais emprestado a ele, ficou de pagar a dois meses atrás e até agora nada, o Padre de imediato retrucou: Não Delegado na realidade quem está devendo a ele sou eu.

Francisco entendo que ali tinha tramóia, respondeu:

-Não seu Padre, o que o senhor me deve eu não prestei queixa, pois bem sei que esse eu vou receber, afinal o senhor é um homem de Deus e não vai me enganar, ou ser desonesto, não, o que o senhor me deve eu estou tranquilo. o problema é o dinheiro que o João está me devendo.

O Padre muito constrangido, olhou para o João e sem ter mais o que fazer ficou do lado esperando, o Delegado falou que o João tinha que pagar, caso contrário iria preso. E tudo estava quase resolvido, quando Francisco em um tom alto Falou:

-Bom seu padre, já que hoje é dia do acerto de contas, quero que o senhor também pague hoje o que me deve. O padre meio assustado falou:

-Não! Eu não te devo nada, só vim ajudar ao João.

Francisco que de bobo não tinha nada:

-Não seu Padre, todos aqui escutaram o senhor falar que me devia, eu ia esperar, mas já que estamos resolvendo tudo, acho melhor o senhor pagar agora mesmo, olhando para o delegado, que balançava a cabeça concordando, o padre muito confuso e constrangido:

-Bem, é que não tenho o dinheiro agora, e nem me lembro quanto é.

Francisco muito seguro disse: -É mesmo Padre faz tempo que o senhor me pediu, mas eu estava com vergonha de cobrar, o senhor me deve vinte mil, lembra? Foi para fazer aquela reforma na igreja. o senhor faça o seguinte: Pague ao delegado que ele repassa para mim, não é seu delegado?

-E assim, o Franciso não recebeu os dez mil e sim trinta, e o Padre pagou por pecar.

Moral da história: Cuidado com a mentira, ela tem pernas curtas.

Desconhecido
Enviado por Tânia Suely Lopes em 09/08/2013
Reeditado em 25/11/2016
Código do texto: T4426786
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.