A viagem

A expectativa do embarque era tão grande que superava a própria aventura da viagem.

Naquele momento, não havia pensamento de grandeza do lugar destino. Sentado a meu lado um homem dorminhoco, pusera-se a roncar, às vezes distraindo-me do meu propósito de apreciadora da natureza.

Enquanto o ônibus percorria fazendo seu itinerário, as paisagens marinhas se descortinavam vibrantes aos meus olhos.

As aves aquáticas voavam céu adentro como se lá fosse sua morada.

No céu, bolos de nuvens cinzentas teimavam em cobrir o sol, que caprichoso esticava seus brilhantes e quentes raios.

Pelas estradas agrestes, cavernas subterrâneas podiam ser observadas, que mais pareciam alojamento de alienígenas.

Os bolos de nuvens cinzentas, varridas pelo vento, tão rápido corriam no céu que pareciam apostar corrida entre si.

No horizonte sem fim, despontava a visão de uma perspectiva como se pintura fosse pintada com as cores vivas do exagero de grande artista.

As paisagens agrestes surgiam e tomava conta por completo de todo o visual. Grandes fazendas, pastores conduzindo seus rebanhos: seus gados, seus carneiros, cumprindo a rotina diária. Enormes plantações de laranjas que sumiam no infinito desta feliz geografia.

Olho o céu, e os bolos de nuvens cinzentas misturados ao violeta, pareciam seguir-me com a mesma velocidade, que o motorista conduzia o ônibus.

Convenço-me que a chuva chegará antes mesmo de me aportar em meu destino.

Continuo a desbravar as paisagens alucinadamente. Meus olhos atentos quase nada deixam escapar.

O vai e vem nas estradas, de gente tão apressada que sequer supõem estarem perdendo lindos campos agrestes, verdadeiro descanso para os olhos.

De novo olhos para o céu e as nuvens tão rápidas correm que agora mal posso acompanhá-las. De cinza-violeta, tornaram-se escuras, quase pretas.

Assusto-me com tamanha escuridão no céu, e iludida pela aparência, entristeço-me por compreender que meu dia será de muito frio, e fechada num quarto de hotel.

Distraída, ouço o motorista que avisa a hora de descer. Pego minha bagagem e preparo-me já com o guarda-chuva pronto para uso. Eis, que ao descer, o sol teimoso, brota entre as escuras nuvens, com seus raios de calor suficientes para garantir um belo dia de praia.

Meu dia em Búzios está salvo.