Viagens pelo Ceará XXXI

IDEIAS AVENTUREIRAS, MUSICAIS, LITERÁRIAS, MÍTICO-CURANDEIRAS, ENXADRÍSTICAS, TEATROLOGAS E INSANAS... DE MORADORES DO VALE JAGUARIBANO, NUM ANO DE ESTIO.

Fez o gesto de saudação e foi aplaudido, não satisfeito disse que gostaria de ler mais um de seus escritos só que esse era de bom-humor. Retirou outro papel do bolso e leu:

Notícias escritas pelo grande boçal Eru, cujo sobrenome muita gente ignora mas já foi dito e repetido aqui que é "dito", e que são lidas pelo seu arauto, cujo nome é Da boca pra fora. Ele, o escritor é tido como o bizarro-escarro, o grande rebarbativo-rebuscado... sua mãe, coitada saiu recentemente da nefanda zona. Portanto, Eru do dito nunca deixou nem deixará de ser o escalafobético-mor e eu não omito, mas só redijo para ficar escrito.

SPPP Sem papas para papiros (redator dos rolos de Eru do dito)

papiro I

O vetusto-taumaturgo JPP Joaquim pedante profeta, foi arrastado nesse começo de ano pelo algoz Sem pié dá dé, e rodeado pela caterva para a imolação. É que não houve imbricação quanto ao seu derradeiro augúrio, o seu arrazoado não convenceu ninguém, foi tal qual malhar em ferro frio e aqui no meu querido país, a nossa pátria Nódeforca, o patíbulo é pra cada um que é falso, não é sem razão que patíbulo é cadafalso e vice-versa ora sebo! Pois bem, a estróina caricata em grande mixórdia, brada para o tartufo: “pendura, espicha sem delongas o vate-patavina!...”

O único alvitre imposto que o pacóvio enxergava era a sua rebordosa situação e o seu iminente retorno à telúrica-genitora!

Diante de tal leitura, os plebeus começaram a murmurar, um dentre eles se dirige ao arauto Da boca pra fora e diz:

- ô arauto Boca, fala prá nós entender! O que aconteceu? diz no popular, num precisa ler esse papiro véi não.

-Parece que é o caso de um profeta da chuva estrangeiro, que passou a vida toda errando a advinhação, daí o povo não agüentou mais as mentiras do sujeito e resolveram deixá-lo mudo, é, foi isso.

- e aí fizero o quê, cortaro a língua dele?

- não sei o papiro não fala nada mais, aguardem a publicação do grande Eru do dito no próximo semestre, se não chover!

E o arauto-estafeta Da boca, picou a mula.

Aquilo serviu mais uma vez de risos e confesso que me diverti sim.

Obs:Tenho publicado somente no recanto das letras uma auto-biografia, meu primeiro livro, cujo nome é “Fascinado por chuvas”. Já este texto que voce acaba de ler é parte do meu segundo volume, cujo título e subtítulo pode se lê acima.

Caso essa seja sua primeira leitura desses contos, sugiro que leia desde o primeiro capítulo para uma melhor compreensão e proveito. Atenciosamente

Agamenon violeiro

Agamenon violeiro
Enviado por Agamenon violeiro em 01/04/2013
Código do texto: T4217796
Classificação de conteúdo: seguro