Está chegando a hora de ir

Quero falar aqui sobre um tema que é tabu: a morte física.

Tenho percebido que a grande maioria das pessoas não querem falar sobre a morte, no entanto a única certeza que temos, já que estamos vivos, é a de que vamos morrer.

Você já parou para pensar sobre a morte? Ou você faz parte da maioria citada acima?

Tem gente que se abstém de falar sobre a morte com medo de estar agourando, ou seja, com medo de que falando sobre a morte ela venha mais rápido; e como a maioria das pessoas teme partir deste mundo, então preferem não falar sobre ela.

Outro dia ouvi a querida Ana Maria Braga citando algo mais ou menos assim, com o que concordo plenamente, pelo menos no que diz respeito ao corpo físico. Ela disse algo assim: “a vida é uma aventura da qual ninguém vai sair vivo”. Eu acho um barato essas tiradas cômicas sobre a morte.

Como aquela piada que já ouvi, assim: “o padre na missa pergunta – meus irmãos quem quer ir para o céu? E, lógico todo mundo levanta a mão. Mas aí o padre reformula a pergunta, e diz - quem quer ir para o céu hoje? E lógico todos que estavam com as mãos levantadas, abaixaram as mãos de imediato.

Ou aquela tirada: Se a morte é um descanso, prefiro viver cansado.

Eu rio muito quando ouço alguma piada cômica assim. Aliás, eu não sirvo para contar piadas, porque eu rio tanto quando estou contando, que ninguém entende nada, talvez eu devesse escrevê-las em vez de contá-las. Vou pensar nisso.

Mas voltando ao assunto, quero deixar registrado aqui as minhas dúvidas e certezas sobre o tema; na verdade quero dividir com pessoas que, como eu, estão na terceira idade, as tribulações que me afligem, e as certezas ás quais me apego e que quero continuar me apegando, porque são elas que me dão ânimo e me levam hoje a abordar esse tema.

Falando por mim, imagino que as pessoas temem a morte porque não têm certeza de nada, pensam que a morte é o fim de tudo, se ressentem de ter que deixar a vida e seus familiares a quem tanto amam.

Imagino que o principal motivo das pessoas temerem a morte é porque não aceitam a idéia da morte, pelo contrário rejeitamos tal idéia, como que rejeitando-a, ela se distanciasse de nós mais e mais.

Mas em sã consciência sabemos que não é assim, sabemos que caminhamos ao alcance dela, mas tememos o momento crucial de passar por ela, e tememos até falar sobre ela.

Rejeitamos falar sobre a morte e por paradoxal que possa parecer, é justamente por não ouvirmos falar nada sobre ela, é que nos mantemos mais e mais atemorizados com ela.

O temor da morte é tanto que a gente não tem coragem de falar sobre ela, com familiares e amigos que, por vezes a gente sabe que está atravessando esse momento crítico. Pense você naquele seu familiar ou amigo que você sabia que estava para morrer, você teve coragem de falar com ele sobre a morte do corpo? Imagino que não.

Eu mesma, tive minha mãe acamada por 11 anos, muitas vezes orei com ela, ou recitei um pai nosso juntamente com ela, mas abordar o tema morte, nunca tive coragem, e muitas vezes tive vontade de falar para ela sobre a fé, que eu já tinha na época, numa eternidade pós morte física, mas para que ela não pensasse que eu estava achando que ela estava para morrer eu preferi me calar, apenas me limitei a algumas vezes orar com ela. Lembro que uma vez passava uma pregação da palavra na Televisão, então eu peguei um pouco de suco de uva e um pedaço de pão e ceei com ela.

Minha mãe temia muito a idéia da morte. Ela partiu já fez dois anos, com 91 anos de idade.

Acredito que tanto temor se deva ao fato de que achamos que a morte é o fim de tudo. Que tudo se acaba. Que vamos nos afastar de nossos familiares e amigos. Acho que um dos principais motivos das pessoas temerem a morte é porque não conhecem o que diz a Bíblia Sagrada sobre a morte física.

Mas eu quero dizer aqui que nós da terceira idade somos privilegiados por estarmos aqui com medo da morte; quantos partiram deste mundo, jovens ainda, sem nem pensarem na idéia da morte! Tenho a impressão de que a gente só pensa na morte quando passa dos 50 anos, antes tal idéia não nos aflige; o máximo que fazemos é temermos por quem amamos tanto, ou seja, por nossos filhos. E no nosso caso, agora, além de temermos por nós mesmos, tememos também por netos; e o que faço para não viver angustiada com o que possa acontecer com eles é entregá-los nas mãos de Deus, e confiar que Ele os faça felizes e lhes dê vida longa.

Nós, além dos cuidados básicos conosco e para com os nossos familiares, nada mais podemos fazer para evitar que pereçamos; eu tenho para mim que não preciso temer além do razoável, já que conforme as Escrituras a morte física não é o fim, mas, simplesmente uma passagem para o eterno, ou para a eternidade como queiramos.

Nós vivemos de sonhos e objetivos, no entanto não traçamos objetivos para nosso espírito depois da morte. E o pior encaramos a morte como se fosse final de tudo; e seu eu acredito no que diz a palavra de Deus, eu tenho que me regozijar porque meu espírito voltará para Deus que o deu e viverá na eternidade.

Vou tentar relatar aqui, do meu jeito, o que tenho aprendido sobre a palavra de Deus.

Em primeiro lugar eu creio em Deus criador dos céus e da terra e de tudo que nela há.

Creio também que os diversos autores dos livros Bíblicos, os escreveram inspirados pelo Espírito Santo de Deus.

A Bíblia fala que Deus fez o homem a sua imagem e semelhança.

Nós somos seres espirituais.

Nós nos esquecemos desse detalhe, e vivemos exclusivamente em função da matéria, procuramos satisfazer a matéria, e nos esquecemos de satisfazer nosso espírito, e ele necessita de contato constante com o Deus criador. E nós podemos fazer esse contato constantemente através da oração.

Alguém já disse que através da oração nós falamos com Deus; e através da palavra Ele fala conosco.

. E se temos esse espírito, e nos preocuparmos com ele; eu acho gratificante imaginar que depois que eu morrer fisicamente, meu espírito voltará para Deus e lá continuarei a minha jornada.

Jesus disse assim: João 14:2,3

2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

A Bíblia fala que o Espírito volta para Deus que o deu

Eclesiastes 12:7

7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

Eu vivo da seguinte forma:

agradeço a Deus por cada dia que amanheço,

vivo cada dia como se fosse meu último dia aqui na terra,

procuro fazer o meu melhor a cada dia,

procuro não guardar mágoa de ninguém,

tenho perdoado as pessoas que me ofenderam, inclusive tenho perdoado a mim mesma dos enganos que cometi,

procuro amar o próximo como a mim mesma,

vivo uma vida de gratidão para com Deus por ter me cuidado até aqui,

tenho confiado a Ele a vida de cada um dos meus filhos e netos.

E, principalmente, me sinto feliz e vivíssima a cada dia.

E, glória a Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

13/09/2011

apapesi
Enviado por apapesi em 28/01/2013
Código do texto: T4110261
Classificação de conteúdo: seguro