SONHO MISTURADO

Talvez algum leitor deste site estranhe minha intimidade com poetas já residentes no “lado de lá”.
Na minha terra nasceram poetas brilhantes (para o meu modo de sentir poesia) cujas obras faz pouco tempo me chegaram ao conhecimento. Talvez porque não vivia em minha terra quando aqui brilharam, porém mais pelas atribulações acumuladas e necessárias à sobrevivência de quem não nasceu em berço de ouro.
Como não sei poetar, e isto já confessei aqui, nada mais justo do que brindar os corajosos leitores que se aventuram a ler meus escritos com poemas que julgo pérolas em sentimento.
Estou quase certa que nenhum leitor já tenha lido algum dos poemas que tenho destacado ou ainda venha a publicar. A maioria dos nossos poetas não passou das fronteiras do nosso Estado. Nem por isto considero-os “pobres de rimas”. Talvez, sim, sem ânsia de fama como poetas, por já tê-la em suas ocupações principais, ditas maiores.
Mas hoje não destacarei Santa Catarina e sim Minas Gerias.
Noite passada sonhei com um menino lindo, pleno de sentimentos, poesia e doença, cujo organismo, infelizmente, precocemente rendeu-se à última.
Não o encontrei pessoalmente, mas acredito saber muito sobre ele e este conhecimento me foi facultado por ser parte da família e pela sinceridade e transparência em seu viver, tão poeticamente narradas em seus versos.
No sonho desta noite falou-me que já sofrera o que hoje sinto e que isto eu poderia constatar em um de seus trabalhos.
Então, misturando sonho e realidade resolvi não só lê-lo uma vez mais, como também permitir que outros amantes de poesia sejam brindados com o talento de um especial mineiro.
Com muito carinho eu lhes ofereço o que considero mais uma joia da literatura brasileira:

 
Por amar-te tanto
te afasto e me calo
acovardado
Por desejar-te assim
te esqueço e me escondo
emudecido
Por sonhar-te aqui
te nego e não permito
amedrontado
que meu coração
te esboce
real e palpável
Por doer-me tanto
te nego e me detenho
solitário
e nos portais da entrega
aceno-te e paro
machucado”

 
O poema acima tem o título de PORTAIS, é de autoria de MAURÍCIO CRISAFULLI e está contido no livro POEMAS ESCOLHIDOS.
Tal publicação, acontecida em 1986, é fruto do trabalho de colegas e amigos que a elaboraram e financiaram com o único intuito de reverenciar o AUTOR em fase terminal.
Por certo nem se deram conta da grande contribuição que prestavam à literatura brasileira.
Eu, leitora, agradeço àqueles amigos que souberam preservar este maravilhoso trabalho e, como pretensa poeta, ao Maurício, onde quer que esteja, por mostrar-me as belezas da poesia.
Oxalá pudesse eu sorver o mínimo daquele conhecimento.


 
(Fotos:- Com essas belas imagens só pretendo sugerir uma reflexão: quando Deus colhe uma linda flor ainda em "botão", não deve merecer nossa absoluta revolta, pois certamente pretendeu enfeitar mais o "céu", fazendo com que poeticamente nos inspire a reconhecer sua magestosa beleza.) 
DTL Gonçalves e MAURÍCIO CRISAFULLI
Enviado por DTL Gonçalves em 26/10/2012
Reeditado em 15/01/2023
Código do texto: T3952571
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.