Paixões Peculiares

No consultório o Psicólogo, examina as palavras do paciente olhando diretamente nos seus olhos. – Me diga seu Anselmo quem é essa pessoa que você está tão fascinado assim? – Ela se chama Lídia Brondi doutor. –Ah tá, Lídia Brondi? –Sim Lídia Brondi.

O Psicólogo fica em silêncio, volta os olhos para os papéis em cima da mesa e os lê minuciosamente. Passa folha por folha, refaz algumas perguntas ao homem, como: Nome do pai, da mãe, endereço e até o seu próprio nome. – Me diga como você conheceu a Lídia Brondi? – Ah! Isso eu não posso contar doutor!- É segredo? – É sim! Chegando bem próximo ao ouvido do Psicólogo ele diz; - O Cássio é muito violento e tem ciúmes de mim. – Cássio? Mas quem é Cássio pelo amor de Deus? pergunta o Psicólogo assustado.

- Cássio Gabus Mendes, aquele boila metido a ator de novela e de filme. – Então quer dizer que ela também sente o mesmo pelo senhor? – Claro que sim doutor! O psicólogo se levanta vai até o bebedouro, enche o copo d’água toma vagarosamente olhando para o paciente que está de costas. – Seu Anselmo, sua esposa tem noção de tudo isto que o senhor diz? – Claro que sim! –O senhor contou a ela? – Não, eu não! –Menos mal. Desta vez é o paciente que se levanta, vai até a porta ausculta colocando o dedo na boca em forma de silêncio e volta. – Eu não contei nada a ela não, mas a Gloria Pires contou.

- Não, a Glória Pires também está na jogada? – Estava mas eu não quero saber mais dela! O Psicólogo desta vez é quem vai até a porta, ao invés da ausculta ele abre o olha para fora tentando enxergar algo. Na volta, tira um cigarro da gaveta do arquivo e acende. – O senhor fuma doutor? Pergunta o paciente. – Fumo, mas estou parando. –Por que a fumaça te incomoda? – Não.É outra coisa. – Que coisa seu Anselmo? – É bobagem. – Diga qual é a bobagem eu quero saber! O paciente fica em silêncio e começa lacrimejar. O Psicólogo apaga imediatamente o cigarro e vai tentar entender o que houve. – Que Vera é esta seu Anselmo, pelo amor de Deus! – Vera Fischer doutor! Eu a pedi tanto para deixar o cigarro e agora ela ta fumando até baseado. – Vera Fischer atriz? – Sim é ela mesma. A loura de voz rouca que quase suicidava por minha causa! O Psicólogo acende um outro cigarro, dá duas baforadas e sopra em canudos longos. – Vamos por partes então seu Anselmo, o senhor está apaixonado pela Lídia Brondi mas teve um caso com Gloria Pires e com Vera Fischer, certo? – Isso mesmo doutor Glorinha quando descobriu que eu estava ficando com Lídia quis deixar até a novela de lado, como eu não liguei vem infernizando minha vida, dizendo que sou brocha com suas amigas e até contou pra minha mulher!- E sua esposa o que disse?- Nada, pensa que eu sou louco! – Sei, e com Vera Fischer? – pula essa parte doutor, ali é zinca! O Psicólogo olha novamente as folhas em cima da mesa. Lê atentamente cada escrita, refaz as perguntas e pede licença, volta poucos minutos depois com outro prontuário.

- Seu Anselmo por que é que o Cássio Gabus tem ciúmes do senhor? – Porquê ele pensa que eu estou fazendo a cabeça dela para voltar atuar na televisão. Novo silêncio.. – Então vocês estão tendo um caso? – Da minha parte sim! – Como da sua parte sim?

- É complicado doutor, é um entendimento difícil, mas é assim mesmo. Novo silêncio, o Psicólogo não tira o olho do paciente. – Que é doutor que olhão é esse para mim? –Desculpe é que eu viajei um pouco. O Psicólogo pega o telefone e chama alguém. Pouco tempo depois um leve toque na porta e entra uma pessoa vestida de branco que pergunta com delicadeza: - Pronto Doutor? – Sim Mariele peça a esposa de seu Anselmo para entrar e o acompanhe até a sala de Eletro encefalograma. A porta se fecha e se abre novamente com a esposa do paciente se adentrando. – Chamou doutor? –Sim dona Isabel, vou ser bem direto com senhora, por acaso seu marido vem delirando fazendo comentários sobre atrizes da televisão dentro de casa? – Constantemente. – E o que a senhora responde? – Ara doutor, eu falo é que ele ta ficando doido! – Muito bem é assim que se faz, se dermos vazão a isto a coisa complica e ai já era a cuca. Com toda objetividade possível o Psicólogo agradece e se despede da mulher. Mas na porta ela argumenta: - Doutor só uma coisinha! – Pois não dona Isabel. – Anselmo ta querendo me provocar. – Ah é, como? – Jura que não vai dizer nada a ele? O Psicólogo franze as sobrancelhas e diz . – Podes confiar. – Ele viu as flores que o Silvio Santos mandou para mim, agora ta inventando histórias pra me fazer ciúmes.