A CONTINÊNCIA - HISTÓRIAS DA CASERNA

A CONTINÊNCIA

A continência é uma saudação militar. É o bom dia, a boa tarde e a boa noite dos membros da caserna. É a maneira que os militares usam para cumprimentarem-se entre si. Esta saudação parte sempre do menos graduado para o mais graduado.

Certa vez um soldado despercebido ao passar por seu superior hierárquico deixou de lhe prestar a devida continência. De imediato o superior chamou-o e perguntou-o, porque ele havia deixado de cumprimentá-lo. O soldado educadamente pediu as suas desculpas, por não ter prestado a sua saudação, alegando não ter percebido a sua presença. O superior muito militarizado disse para o soldado, quero que não tome como castigo, mas sim para desenvolver os seus reflexos de obediência e de boa educação cívico-militar, você vai prestar cem continências para que nunca mais deixe de cumprimentar os seus superiores hierárquicos. Aí então, o sargento ordenou, pode começar contando uma por uma. O soldado humildemente começou a prestar as devidas continências, uma, duas, três, noventa e nove e cem. Foi justamente quando sua mão chocava-se na coxa indicando a centésima continência. Eis que de repente, surge o comandante da Unidade, que atentamente observava tudo e serenamente perguntou ao sargento o que estava acontecendo. O sargento sem hesitar tomou a posição de sentido, prestou a sua devida saudação e contou a história: comandante, este soldado relapso ao passar por mim deixou de prestar a devida continência e eu, no intuito de corrigi-lo, cobrei dele cem continências.

O comandante muito educado teceu vários comentários elogiando o sargento pelo seu espírito militar, por fim disse: que se todos os militares fossem como você a nossa disciplina e hierarquia atingiriam patamares elevadíssimos, contudo nobre sargento lembra-me nitidamente de uma parte de nosso Regulamento de Continência que diz: toda continência prestada deve ser correspondida, por isso caro sargento a título de exemplo e como instrução, ordeno que corresponda cada uma das cem continências prestadas pelo soldado relapso.

ChicoMesquita
Enviado por ChicoMesquita em 10/06/2011
Código do texto: T3025414
Classificação de conteúdo: seguro