O macaco sabido.

O MACACO SABIDO.

Conto de Honorato Ribeiro.

O rei da salva, o leão, convidou todos os animais para uma reunião. Todos se apresentara à reunião e o leão disse-lhes: Mandei convidá-los para uma grande eleição, a fim de escolhermos, dentre todos os animais, que será eleito o mais bonito da selva. Quero que se apresente quem quer ser candidato para que, através do voto popular, ser escolhido ou escolhida como o mais ou a mais bonita da selva. Então apareceram o pavão e a coruja e se candidataram. O macaco foi à sua comadre coruja e disse-lhe: Comadre, eu vou ser seu cabo eleitoral. Vou fazer uma campanha em toda selva pedindo voto para a senhora. Assim começou a campanha do macaco pedindo voto para a coruja.

Chegou o dia da votação e todos foram às urnas e votara. Terminando a votação, o leão e outros foram ajudar para a contagem dos votos. Finalizando a contagem, a coruja obteve uma frente enorme do pavão, graças a campanha que o macaco fez. Então os animais que votaram na coruja falaram: Agora, como não não conhecemos a coruja iremos todos dar-lhe os parabéns. Todos foram, mas, que decepção quando viu a coruja disseram: Fomos enganados, companheiros! Não soubemos escolher a mais bonita da selva e acabamos caindo na s lábias do macaco.

hagaribeiro. 13-04-2011.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 13/04/2011
Código do texto: T2906173