O TOMBO
Cap III
 
A ZONA
 
 
Não via a hora de dormir meu primeiro sono naquela casinha caiada de branco e janelas azuis, cercada de verde por todos os lados, azul e branco no céu decorado com nuvens preguiçosas, o dia inteiro, um Sol que se punha por detrás das pedreiras, bem pertinho da Torre da Televisão, e , à noite, um manto de veludo bordado de estrelas, com o Cruzeiro do Sul visível até a olho nu.
 
Meu irmão telefonou dizendo que o Senhor Leopoldo deixara as chaves com ele e que eu poderia ir para meu recanto sonhado.
Planejei ir no Natal.
 
24 de Dezembro de 1989 .
Finalmente chegou o Natal.
Felicidade foi preparar pratos, copos, talheres, panelas, chester, amêndoas, vinho, roupa de cama, mesa e banho, mais uma parafernália que uma conterrânea a quem eu sempre dava carona  deu risadas ao ver o carro lotado:
 
-Epa ! Está indo pra Mombaça, colega ?
 Será que ainda
cabe eu  aí ?
 
Claro que cabia !
Ainda mais que seria a primeira viagem que faríamos na primeira prestação ... porque o outro (novinho...)eu havia vendido para pagar a Chácara, e o jeito foi fazer um carnezinho com 36 prestações para comprar outro (usadinho...) .
 
Nunca vi um chaveiro com tantas chaves !
Tinha chave de tudo, e grandes, porque as portas da casa eram de 2 bandeiras !
Mais chaves (com cópias...) e cadeados de 3 portões, do paiol, do galinheiro, do chiqueiro, do banheiro que era no quintal .
 
Demorei um pouco para conseguir entrar, mas entrei.
Respirei e fui andar no quintal .
Do alto eu ouvia o barulhinho da cachoeira e as águas do Rio Panquinhas batendo nas pedras, às suas margens.
O terreno todo plantado mostrava uma paisagem única, então desci e fui aos fundos, na intenção de molhar os pés e lavar o rosto na água doce. Sempre ouvi dizer que faz bem.
 
Surpresa...