O Galo Tony

Com sua plumagem multicolorida o Galo Tony desfilava toda manhã pelo galinheiro, dando notas com seu estridente canto de que mandava no pedaço. As galinhas, bem nutridas, fartos peitos e coxas grossas, vermelhas, brancas e ruivas, emolduravam o espaço do Tony que seguia vaidoso catando minhoca e distribuindo ao seu harém. Toda manhã pousava um urubu no meio das galinhas, em busca de restos de comida, o que chamava a atenção do Tony, a ponto de deixá-lo encantado pela morena de cor negra e brilhosa. Não resistiu, era muita tentação. Certo dia chegou perto e falou baixinho para o urubu: -Vamos dar um voltinha minha jabuticaba? O urubu saiu de lado e exclamou: - sai fora cara não está vendo que sou um urubu? Esta cena, que repetia-se todas as manhãs, despertou ciúmes em seu proprietário, Sr. Tonico, em razão da sua restrita atuação junto à sua única esposa, que nem sempre estava disposta. Cansado de ficar constrangido ao ver o desempenho do Tony, Tonico foi aconselhar-se com o vizinho que sugeriu que ele aumentasse o plantel de galinhas pra ver até onde Tony mantinha tal desenvoltura. Durante a madrugada Tonico entrou no galinheiro e, silenciosamente, colocou mais uma dúzia de galinhas caipiras, todas ruivas, daquelas que a carne levava umas 3 horas para cozinhar, e foi dormir. Pela manhã, ao acordar, Tonico foi conferir, e tal foi sua surpresa e satisfação, ao ver o Tony com as asas arreadas e os olhos semicerrados, abatido no chão. Tonico exclama: - e daí Tony não deste conta do recado? Nisso,Tony abre um olho, e fala baixinho: - fica quieto seu Tonico, não estás vendo aquela ruiva lá no alto da galho, estou aguardando ela descer ao terreiro pra fechar o ciclo... Passado o tempo das galinhas chocarem, começaram a nascer os pintinhos, todos com as feições do Tony. Motivo de ampliar sua certeza de que era o dono do terreno. De repente, algo estranho surgiu do nada, uma duzia de pintinhos de cor negra e brilhosa desfilava com um certo gingado ao pisar no chão, que não combinava com o resto da ninhada de ruivinhos... Seu Tonico deixou de ter ciumes do Tony e este terminou servindo para um belo caldo de panela.

Lição: Não seja vaidoso. Cuide bem da sua ninhada e sem ciúme.

Raio Eterno
Enviado por Raio Eterno em 18/06/2021
Reeditado em 18/06/2021
Código do texto: T7281631
Classificação de conteúdo: seguro