Tito, o pássaro sem asas

Tito é um pássaro da família dos Kiwis que vivem em uma ilha na Nova Zelândia. Certo dia, ele se afastou de sua família e passou a viver junto de outras aves de plumagem colorida e macia, bem diferentes da sua espécie. Logo percebeu que teria dificuldades para fazer novas amizades, afinal, ele era o único pássaro Kiwi naquele lugar. Suas penas se pareciam mais com cabelos, e as suas narinas ficavam na ponta de seu longo bico. Nem cauda ele tinha. Era realmente muito diferente, o que o tornava alvo de julgamentos cruéis por parte das outras aves que desfilavam confiantemente pela ilha.

Além disso, Tito tinha outras características comuns aos Kiwis que o faziam sentir-se estranho e desajeitado. Sua incapacidade de voar e o seu cheiro de cogumelos, faziam dele uma presa atraente para os predadores. Para evitar olhares curiosos e comentários maldosos, Tito saía apenas ao anoitecer, escondendo-se durante o dia.

Viver isolado dos outros pássaros ensinou Tito a se virar sozinho. Embora sua visão fosse limitada, seu ótimo olfato o ajudava a encontrar comida abaixo da terra e nas raízes expostas.

Um dia, cansado de ser desprezado e julgado, Tito decidiu partir para bem longe, onde ninguém pudesse vê-lo. Estava triste e desanimado, sentindo-se inferiorizado diante da beleza dos outros pássaros que exibiam cantos melodiosos e penas coloridas.

Sem asas para voar, Tito começou a caminhar pela ilha sem um destino certo. Depois de muito andar, seus pés feridos e o cansaço o fizeram parar sob a copa de uma enorme árvore. Os dias passaram, e Tito sentiu como se estivesse andando em círculos, sempre retornando ao mesmo lugar.

Do outro lado da ilha, as aves seguiram suas rotinas, só não contavam com o que estava por vir. O frio chegou mais cedo do que o esperado, envolvendo tudo em uma camada espessa de neve. O medo se instalou, pegando todos de surpresa, pois não estavam preparados. Gastaram tempo demais exibindo suas belas plumagens e se esqueceram de armazenar alimentos. A fome se tornou uma cruel realidade, e quando já não tinham forças para voar em busca de comida, algo surpreendente aconteceu.

A uma distância considerável, eles avistaram Tito, o amigo que tinham desprezado. Agora, suas características únicas eram uma bênção. Suas penas parecidas com cabelos o protegiam do frio intenso, seu bico com narinas externas e olfato aguçado o ajudavam a encontrar comida enterrada sob a neve. O cheiro de cogumelos, antes estranho, agora era um alívio para os outros pássaros com olfatos congelados. Logo perceberam que Tito era o único amigo que poderia ajudá-los a encontrar comida. Arrependidos, se desculparam e pediram ajuda dele. Em pouco tempo, Tito se tornou uma liderança no grupo e organizou a coleta de alimentos que supriam as necessidades de todos.

Quando o sol finalmente derreteu a neve e a vegetação voltou a crescer na ilha, todos aprenderam que as diferenças devem ser valorizadas e respeitadas, pois, em algum momento da vida, um pode precisar do outro.

Em agradecimento a ajuda de Tito, os pássaros decidiram ajudá-lo a encontrar o caminho de volta para casa, onde poderia, enfim, viver ao lado de sua família de Kiwis. Juntos, partiram em uma longa jornada. Alguns sobrevoavam a ilha indicando o rumo certo, enquanto outros acompanhavam a lenta caminhada de Tito. O reencontro foi emocionante! Enfim, a família estava completa.

Neusa Maria Cesarino Martins
Enviado por Neusa Maria Cesarino Martins em 21/02/2024
Código do texto: T8003742
Classificação de conteúdo: seguro