O " UAI" DO ALFABETO

ERA UMA VEZ TRÊS AMIGOS; "B" , "C" e "D".

EM UM BELO DIA O "B" DISSE :

- ACHO QUE O MEU NOME É O MAIS BELO, PORTANTO VOU APROVEITAR; JOGAR BOLA E ANDAR DE BICICLETA NO BOSQUE DAS BONITAS BORBOLETAS BAILARINAS, POIS ACHEI BEM BOBOCA BRINCAR DE BAMBOLÊ.

OUVINDO ISTO, O "C" DISSE:

-POR ISSO NÃO, COLEGUINHA! O MEU NOME É O MAIS CHIQUE, E COM CALMA CULTIVAREI COQUEIRAIS, COM CARINHO CATIVAREI CORAÇÕES E CARINHOSAMENTE COMEREI CAIXAS DE CHOCOLATES CARAMELADOS COM OS COLEGAS DA CIDADE !

"DEIXEM DE DOIDICE! DEUS ME DEU O DOM DO DEVER, DA DEDICAÇÃO E DOS DESEJOS, DIGO QUE SOU O MAIS DIVERTIDO E SE PROCURARMOS AS OUTRAS LETRAS PARA FORMARMOS O ALFABETO COMPLETO, AÍ SIM, FAREMOS AMIZADES VERDADEIRAS E COM AS BRINCADEIRAS COLETIVAS TEREMOS DURABILIDADE PARA A VIDA INTEIRA". D.

E ASSIM, CONCORDANDO FORAM À FESTA DAS FABULOSAS FADAS. CHEGANDO LÁ, FALARAM COM O FANTÁSTICO "F " QUE FICOU DEVERAS FELIZ COM O FASCINANTE FALATÓRIO DOS FORMIDÁVEIS AMIGOS.

O " G " GRACIOSAMENTE GARANTIU SUA GUARIDA MUITO GRATO AOS AMIGOS, POIS GOSTA DE GALERIAS E GRUPOS. SEM GAGUEJAR GRITOU QUE SIM, GALOPANDO COM A GALERA PARA O GRANDE GIRO.

ELES ACHARAM O " H " HABITANDO NA HARMONIA E HUMOR DAS HABILIDADES DE HOMENS HUMILDES. E NO MEIO DO BRILHO DE PALAVRAS CHARMOSAS, ACONTECEU QUE MAIS UMA LETRA ENTROU PRA HISTÓRIA.

JUBILOSOS JANTARAM JERIMUM, JILÓ, JACA E JENIPAPO NO JARDIM DO "J".

ELE DE JALECO E DE JOELHOS, JUROU JUNTAR TODAS AS LETRAS PARA O JUSTO JOGO DO ALFABETO.

CAMINHANDO À LUZ DE UMA LANTERNA LILÁS, CHEGARAM A UM LUGAREJO E AVISTARAM UM LARGO E LÍMPIDO LAGO. ALÍ, LIGEIRAMENTE AS LINDAS LETRINHAS, NA LABUTA PELA LÓGICA LOCALIZARAM O "L".

O MARAVILHOSO MAGISTÉRIO, COM MAESTRIA E MÁGICA, MOSTROU O MAGNÂNIMO "M" EM MOVIMENTO MOTIVANDO A MÚSICA.

O " N " NAMORADOR POR NATUREZA, TODO DE NARIZ ARREBITADO, QUERIA LEVAR OS NÚMEROS. MAS NINGUÉM CONCORDOU NAQUILO.

NUNCA ! NÃO E NÃO...NADA DISSO!

PACÍFICO NA PANIFICADORA PREPARANDO O PÃO COM OS PADEIROS, ESTAVA O " P" PEDIU PERDÃO AO PATRÃO, PORQUE ESTAVA PARTINDO COM O SEU PELOTÃO.

QUERIDOS, QUERO IR QUALIFICANDO A QUANTIDADE E QUESTIONANDO OS QUILÔMETROS QUADRADOS DA LEITURA E DA ESCRITA, DISSE O "Q".

SE DIZEM QUE O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA, ENTÃO REALMENTE, O "R" RABISCOU O RAIO QUE ROMPEU A REALEZA, RALANDO PEITO COM SUAS REAIS RIQUEZAS.

PROCURARAM A LETRA "S" DOMINGO, TERÇA, QUARTA E QUINTA, E FORAM ACHAR A SABIDINHA NO SÁBADO, SUSSURRANDO NUMA SERENATA SUNTUOSA. E ESTA LETRA SUPERANDO A VONTADE DE FICAR, SIMPLESMENTE SEGUIU SEU SONHO SECRETO, ACOMPANHANDO OS SEUS SEMELHANTES SAPEQUINHAS EM PASSOS SALTITANTES.

TRILHANDO UMA LINHA TÊNUE, TENDO TANTAS TAREFAS, NÃO TEMOS TANTO TEMPO PARA TRATARMOS DAS TEIMOSIAS DE TODOS. EU, LETRA "T" ME APRESENTO PARA TRABALHAR EM TAL TRIBUNA.

O "V" DISSE EM VOZ VIGILANTE:

VEJAM VERDADEIRAMENTE QUE NÃO SE PODE VACILAR, NEM VAGABUNDEAR, VAMOS VALORIZAR A NOSSA VIDA, VIAJAR

NO VELEIRO DAS VITÓRIAS!!!

O "X " TODO XERETA DE XALE XADREZ, BEBIA SEU XAROPE NA XÍCARA DO XERIFE XIITA QUE CEDEU AO XEQUE MATE DOS AMIGOS, JUNTANDO-SE AO GRUPO.

ZANGADO MAS ZELOSO, O "Z" COM O SEU ZUNIDO, ENTROU NA ZORRA DOS AMIGOS, PARA ZARPAR EM BUSCA DO "K" DO "W" E DO "Y".

ENTÃO, JÁ REUNIDOS, AS CONSOANTES EM CORO CONVOCARAM AS VOGAIS:

- VOGAAAAIS, VENHAM CONOSCO! POIS ESSE

É O “UAI” DO ALFABETO!

Ana Cris

Ana Barreira
Enviado por Ana Barreira em 12/07/2015
Reeditado em 27/01/2020
Código do texto: T5308398
Classificação de conteúdo: seguro