As aventuras de Fralicio "o terrivel Tutu"

http://youtu.be/oz9081_izOA





Meus amiguinhos,há muito que a tranqüilidade reinava na bela floresta encantada e,naquela primavera,a natureza deu um belo sinal,quando a hoya bela,planta que,raramente,floresce na deslumbrante e perfumada “flor de cera”,inúmeros filhotinhos nascem,trazendo alegria,porem uma barulheira que não tem fim.
Comadre araponga,apesar de ninar seus filhos,não consegue impedir o grito metálico,ensurdecedor,comadre coelha não sabe mais o que fazer.
Quando cai a noite,a choradeira parece uma sinfonia maluca,onde todos querem emitir seu choro mais impertinente.Mas,meus amiguinhos,isso é ,entretanto,o maior bem da vida,mais criaturinhas para alegrarem a floresta encantada!
Num dia de chuva fina,onde todos permaneciam em suas casinhas,comadre pata ouviu um estranho ronco próximo a sua janela e,ao se aproximar,ficou apavorada,pois,deparou com o pavoroso Tutu,um bicho papão amigo do não menos temido “papa figo”que atraia as criancinhas com doces e tentava comer o fígado delas.O Tutu veio no porão de um barco,diretamente,da África,onde aterrorizou muitas mães.
Meus amiguinhos,quando as criancinhas não queriam dormir,ele,com seu horrível roncar,ameaçava levar para a caverna próxima a casa do gigante Procusto dono da cama de ferro.
Pobre da comadre pata!O Tutu,emitiu um ronco apavorante e agarrou o filhinho e desandou a correr em direção norte da floresta encantada.Comadre pata aos choros,pedia por socorro:”Ajudem-me,socorro,o Tutu levou meu filhinho!
Naquele momento,comadre tartaruga vinha chegando para dar um cesto de morangos para sua amiga,quando viu o bicho papão
levando o filho de comadre pata.Comadre tartaruga,então,correndo mais rápida que noticia ruim,foi ter com compadre macaco que estava ocupado em arrumar os cachos de banana d’agua.”Compadre macaco,por favor avise ao Fralicio que o Tutu chegou para aterrorizar a nossa floresta”!
A sorte não tardou,pois,nosso herói acompanhado de sua namorada a Violeta,passava pelo local.
-”Fralicio,o Tutu levou o filho de comadre pata”!Falou Dona Tartaruga.
Fralicio,mais que depressa foi atrás do bicho papão que se preparava para colocar o pobre patinho na panela de barro.
Meus amiguinhos,o Tutu era,realmente,pavoroso,pois,parecia um porco negro,um catitu enorme com dentes afiados,olhos vermelhos e exalando um mal cheiro a revirar nossas entranhas.
O pior ainda estava para acontecer,pois,Fralicio não viu que o “Papa figo” se preparava para atacar.-’Cuidado ,Fralicio!”Gritou sua amada Violeta.Nosso herói,mais que depressa,atirou uma pedrinha verde sobre o bandido e uma pedrinha na cabeça do Tutu.Os dois,então,saíram numa corrida louca em direção ao lago Bengoa,desaparecendo nas águas negras.Logo,chegavam Dona Pata,comadre coelha,compadre sapo,compadre tatu.
Compadre sapo com sua sanfona,compadre tatu com a flauta e as cantoras do brejo “as pererecas do mato”,iniciaram uma bela cantiga.

“Tutu ,porco gordo do mato
As crianças sonham contigo
Volta pra dentro do teu lago
Leva,também o Papa figo”

Meus amiguinhos,comadre pata preparou uma enorme festa para agradecer ao nosso herói o Fralicio,convidou compadre rato,compadre gato,compadre sapo com seus filhinhos.
Bem ao longe,comadre tartaruga viu um barquinho em direção a África e,vocês podem imaginar quem eram ,enfim,os passageiros...



nota do autor;o personagem Tutu é uma derivação do quibungo uma especie de bicho papão negro africano que assusta as crianças que não querem dormir.Trata-se de um mito nordestino,bem como o 'papafigo" que seria um velho do saco que apresentava terrivel doença e para se manter vivo,oferecia doces as crianças,colocava no saco e comia-lhes o figado.


amigos leitores,leiam a obra de Marcia Ramos,