O Pacto

No centro do pentagrama, traçado no piso do porão dos Abergavenny, um vulto escuro surgiu em meio a um clarão e uma nuvem de fumaça cinzenta. Quando pude enxergar melhor, aproximei-me da beira do círculo de proteção, braços cruzados.

- Diga o seu nome - comandei.

- Sou Zazorkoch, representante legal de Leontes Campeius - apresentou-se o demônio dentro do pentagrama.

- É o advogado de Campeius.

- Foi o que eu disse - redarguiu Zazorkoch.

- O seu cliente prometeu assombrar os Abergavenny até a décima geração, se não estou enganado.

- Correto; e esta ainda é a sexta.

- Certo, mas os Abergavenny fizeram uma reunião e decidiram que a parte da família diretamente responsável pela maldição do seu cliente vai ter que deixar a mansão; portanto, gostariam de propor a ele que fosse assombrar apenas o grupo que está saindo.

- Isso é problema dos Abergavenny - retrucou o demônio. - No que depender de Leontes Campeius, ele irá assombrar cada um dos Abergavenny até a décima geração, não importa quem sejam ou onde estejam vivendo.

Eu já contava com essa resposta, mas os Abergavenny haviam me dado autonomia para negociar um acordo que fosse bom para a família como um todo; enunciei a minha contraproposta.

- E se os Abergavenny permitissem que o seu cliente renascesse entre eles? Seria criado como um Abergavenny, com todos os direitos, inclusive à herança, e assim não teria mais motivos para assombrar a própria família.

O demônio deu uma casquinada.

- Tem certeza de que entende as consequências do que está propondo?

Dei de ombros.

- O que meus clientes querem, apenas, é poder dormir à noite, sem que o espírito de Leontes Campeius venha gemer e arrastar correntes pelos corredores da mansão. E, obviamente, não irão matá-lo, pois isso só faria com que tudo recomeçasse.

- Realmente, não creio que seriam tão estúpidos a este ponto - ponderou Zazorkoch. - Está bem, vou levar sua proposta a Leontes Campeius. Em breve, você tomará conhecimento da decisão dele.

* * *

Anos depois, casualmente, encontrei um dos Abergavenny, Clachas, numa feira em Tamonte.

- E como vai o pequeno Cerimon? - Indaguei, referindo-me ao nome dado ao Leontes Campeius renascido.

- É uma criança extremamente inteligente - disse Clachas. - Ninguém nem lembra mais do espírito que atormentava a mansão, nem faz muito tempo...

Mais dez anos se passaram, e foi então que outra notícia dos Abergavenny chegou até mim: todos haviam morrido envenenados, em circunstâncias misteriosas. O único sobrevivente fora, justamente, Cerimon, que não se encontrava na mansão quando as mortes ocorreram.

Às autoridades do reino, Cerimon levantou a hipótese de que o massacre fora obra de Leontes Campeius.

- Sempre me disseram que o espírito dele foi exorcizado antes de eu nascer, - comentou - mas estou certo de que agora, finalmente, ele obteve sua vingança.

E, com apenas um Abergavenny para assombrar, o fantasma jamais foi visto novamente na mansão...

- [03-06-2021]