A lenda da lenda do Frade e da Freira

Jasmim, filha única de agricultores, vivia na pacata vila de Varginha na divisa de Itapemirim com Vargem Alta, no sul da Província do Espírito Santo. Seu dia a dia se limitava na colheita de arroz e feijão para sobreviver. Para ela a palavra esperança não cabia em seu vocabulário. Levava uma vida cheia de percalços. Perda do marido e de um filho. Sozinha, vivia numa casa de sapê próxima a um morro. Os dias eram mais longos que os ponteiros do relógio. Confessava a sua tristeza a solidão. Era órfão e não tinha parentes. Tudo ao seu redor se reduzia a um vazio sem tamanho. Os poucos momentos de alegria vinham do canto de um bem-te-vi, que vez ou outra por ali passava. Um desses dias qualquer, subiu o morro em busca de alimento. No caminho olhou em sua frente e viu um frade. A ele falou: - O senhor saberia me dizer onde encontro algo para comer? – O frade respondeu: - Vejo em seu semblante que não lhe falta nada. Ao seu redor a fartura transborda. – Mas não vejo nada – respondeu Jasmim. O frade deu um sorriso e disse: - Fique aqui comigo por alguns dias que lhe darei visão, para que seu olhar veja como a vida vai além da nossa insignificância.

Assim se passaram décadas, séculos na brisa dos ventos, e hoje estão juntos para sempre. Ele, o Frade. Ela, a Freira. Eternizados em pedra pela ação do tempo e abençoados por Deus.

Estêvão Zizzi
Enviado por Estêvão Zizzi em 11/10/2021
Reeditado em 11/10/2021
Código do texto: T7361407
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.