Ideias Lego

Quando Daniel desceu do ônibus do colégio e viu o Toyota Corolla preto estacionado em frente da casa dele, pressentiu que algo não estava certo. E a sensação confirmou-se quando entrou em casa e viu a mãe na sala de estar, em frente à uma poltrona junto à porta, onde estavam sentados dois homens de terno, sapatos e gravatas pretas, camisas brancas e óculos escuros. Os dois estranhos, bronzeados e de cabelos escuros cortados curtos, viraram-se simultaneamente para a porta, no momento em que ele entrou.

- Aí está ele - disse a mãe, com evidente alívio.

- Olá Daniel - disse o homem que estava mais próximo da porta. Parecia ser o mais velho dos dois, e possuía uma testa vincada por rugas de expressão.

- Boa tarde... - disse Daniel cautelosamente, olhando para a mãe em busca de socorro. Ela fez uma careta.

- Eu sou o agente Sullivan, - disse o homem, exibindo rapidamente um distintivo - e este é o meu parceiro, agente Donahue.

Donahue, que parecia ser mais jovem do que Sullivan, em torno de 30 e poucos anos, apenas inclinou ligeiramente a cabeça à guisa de saudação.

- Estávamos aguardando sua chegada, - prosseguiu Sullivan - temos algumas perguntas à lhe fazer. Poderia sentar-se junto de sua mãe?

Daniel fez como lhe havia sido indicado.

- Desculpem... mas de qual agência do governo são vocês? - Indagou Daniel, ao sentar-se e segurar a mão da mãe. Sentiu-a fria.

- Somos do Departamento de Segurança Interna - retrucou Sullivan.

- A Segurança Interna lida com casos de terrorismo, não é? - Indagou Daniel, assustado.

- Basicamente, sim... mas não estamos lhe acusando de terrorismo - riu-se Sullivan.

- Então... por que estão aqui?

- Queremos falar com você sobre seus projetos no Lego Ideias.

- Meus projetos...

- Você submeteu alguns projetos de sua autoria ao site, não foi?

E puxando um celular Huawei do bolso:

- Por exemplo, o tanque de reconhecimento Opossum Mark II para dois tripulantes, com canhão de laser de 50 kW. Ou o caça hipersônico X-63 Wavebreaker. Gostaríamos de saber de onde veio a inspiração para estes projetos...

- Bem, eu... sei que isso pode parecer estranho, mas...

- Por favor - incentivou-o Sullivan.

- Eu sonhei com estes sets, durante várias noites seguidas. E os sonhos eram tão detalhados, que pude montar os protótipos e apresentá-los à Lego Ideias.

Donahue levou a mão ao rosto, como quem busca se esconder de uma situação previsível e desagradável.

* * *

Com Donahue ao volante, o Corolla afastou-se da casa de Daniel e sua mãe. Sullivan não estava nada satisfeito.

- É o terceiro caso, somente este mês! E sempre em estados e cidades diferentes, sem nenhum tipo de relação com os anteriores...

- Descartamos completamente a hipótese de espionagem industrial? - Inquiriu Donahue.

- Não podemos sequer falar nisso... esses projetos que foram apresentados para produção no site do Lego Ideias, representam conceitos que estão sendo ainda pensados nos laboratórios militares. Alguns deles sequer possuem um esboço técnico... e aí, alguém entra no site e vê que todas as especificações do produto estão lá, para que o mundo inteiro as veja... mesmo que sob a forma de um brinquedo!

- Brinquedos... e sempre crianças envolvidas, não é?

- Sim... sempre crianças. É como se alguém quisesse nos dar uma lição.

- Que tipo de lição?

Sullivan suspirou.

- A de que os nossos melhores esforços nada mais são do que brincadeiras de criança, frente ao que eles... seja lá quem forem... tem a nos apresentar!

- [09-10-2017]