O TUNEL PARA LIBERDADE
 

João nasceu em 1943  e apesar de ser civil, vivia as amarguras da guerra e sempre se perguntava! Porque as guerras existem? Se de todos os animais que habitam a terra, somente tem um que apesar da sua inteligência mal usada chama-se humano - é que auto se destroem pelas armas que inventaram e pelas guerras que também inventaram ...mas o João tinha descoberto uma forma de fugir do mundo das guerras e dos seres humanos menos humanos.
 Em seus sonhos apareceu uma solução de fuga desse mal dos humanos – não era somente um sonho foi uma coisa mais real do que estar sonhando, como se fosse um aviso das atitudes que ele deveria tomar para fugir das guerras - João que acreditou no aviso, falou com um amigo que tinha um filho sobre a sua fuga que seria através de um túnel secreto e disse que conhecia a forma de chegar até ele e se quisessem poderiam fazer parte desta experiência - claro o amigo e seu filho aceitaram e formaram a equipe da fuga – ambos marcaram a data para se empreenderem na grande fuga dos males da guerra... e durante a noite saíram em busca do seu objetivo, já que a noite para fugas é menos arriscado. O pai e filho foram atrás do João – os três começaram escalando pedras e caminhos difíceis até chegarem a uma entrada usada por motociclistas militares... carros não podiam passar por ali porque eram faixas estreitas e feitas somente para veículos de duas rodas. O João foi à frente contra o fluxo das motos e com cuidado para não ser surpreendido por algum motociclista e antes de cada curva olhava se não havia luzes de motos e fazendo sinais combinados para que o pai e seu filho os seguissem... passaram pela érea dos motociclistas com êxitos e o túnel para a liberdade estava um pouco mais a frente... será que ele existia? Sim existia, mas estava tão bem escondido que só quem tivesse recebido o aviso poderia encontra-lo... mas o João que recebeu o aviso o encontrou e o túnel tinha uma entrada bem larga e apontava para baixo, e olhando no seu sentido longitudinal o fundo parecia afunilar ou talvez fosse uma ilusão de ótica? Mas o João iniciou a descida com facilidade caminhando em pé, mas após uns dez metros ele realmente era mais estreito, e o João deitou-se com as pernas para cima e continuou engatinhando  e falou para o pai e seu filho que deveriam descer pois o túnel não era apenas uma ficção, era real como o aviso recebido, mas o menino olhou a sua profundidade e  o fato do túnel ir se estreitando e vendo o João engatinhando, não teve coragem de seguir o João - gritava desesperado que jamais iria entrar ali e convenceu o seu pai de optarem pelas agruras da guerra e voltaram.

 

Mas o João continuou da forma que aprendeu antes de caminhar e foi descendo pelo túnel, pois acreditava na sua liberdade, mas chegou numa parte tão estreita que realmente não teria condições de seguir e nem voltar, pois ficou entalado com as pernas para cima a uns quinze metros de profundidade sem mover braços, pernas,  sem poder  com a ajuda dos seus companheiros que já tinham voltados... então começou a gritar porque era a única forma de comunicação possível já que seu corpo estava imóvel e a ameaça de morrer era eminente, e continuou a gritar e a voz ficou incompreensível, só se notava o seu grande desespero mas o João acabou por desmaiar e claro que a morte viria em seguida... mas por incrível que pareça voltou a si... e sentiu que não estava mais preso no túnel que o levaria a sua sonhada liberdade. Estava debruçado em uma cerca olhando as motos dos militares cruzando justamente no lugar em que ele havia passado antes de entrar no túnel. Como ele foi parar ali? Ele sonhou ou viveu de alguma forma este relato que me contou com detalhes?  Eu fico na dúvida... são contos que a vida apresenta em forma de quimera....  para acreditar ou não.

 Agosto/2017

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 07/08/2017
Reeditado em 13/01/2022
Código do texto: T6076888
Classificação de conteúdo: seguro