MISTÉRIOS DA COZINHA DO OBÁ

Embora não seja bem assim que seja escreve no legítimo idioma yorubá, mas sendo, como igualmente se pronuncia, OBÁ significa rei e, é uma forma chamegoza de algúns espíritos, normalmente de mulheres chamarem o Bàbá, que é a palavra do mesmo idioma citado para designar o chefe de ilé ou casa de Candomblé, lugar de aparições e mistérios.

Durante algúm passei uns apertos e só podia comer, senão a farinha, bolinhos das Ajés, que são feitos com farinhas ou farofa fe farinha de mandioca ou de farinha de milho, embora certo ficasse de que em algúm momento carente proteinas, vitaminas devido a restrição alimentícia.

Um belo dia, fui cozinhar farofa de farinha de milho e alho, sob o olhar de uma Ajé ou feiticeira de um culto criado por Oxúm. Subitamente, A medida que os ingredientes eram adicionadas, subia da frigideira, um cheiro de sardinha frita, ao ponto da vizinha ir a minha casa para perguntar se estava convidada á almoçar.

Em resposta, disse que estava tudo bem, mas peixe frito não tinha, e quando sentamos para comer, mais que cheiro havia sabor mas de sardinha frita num prato que só havia arroz passado, e a tal farofa. CREIAM OU NÃO MAS ESTE FATO OCORREU, e também com outros pratos, na cozinha do Obá.

Sandive Santana / RJ.

Sandive Santana
Enviado por Sandive Santana em 02/06/2017
Reeditado em 02/06/2017
Código do texto: T6016597
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.