A lâmpada

Ao telefone, Allan Shinovsky foi vago quanto à tal nova invenção. Disse apenas que poderia causar uma revolução tão grande quanto a da lâmpada elétrica de Edison.

- Consegue imaginar o impacto causado pela lâmpada elétrica, Jimmy? Subitamente, aquelas horas da noite em que você ficava relegado à ociosidade por falta de iluminação decente, tornaram-se disponíveis para todo tipo de atividade!

- Algumas nem tão edificantes - ponderei.

- Não importa - prosseguiu ele. - O que deve ser levado em conta é que a possibilidade passou a existir. Se não foi aproveitada de modo condizente, é uma outra história. Mas eu levaria a analogia um pouco mais adiante: já ouviu falar da lâmpada Shelby?

Não, eu nunca ouvira.

- Pois então, imagine: em 1901, instalaram uma lâmpada incandescente Shelby num posto do corpo de bombeiros em Livermore, Estados Unidos. Fora alguns períodos curtos de falta de energia e manutenção da rede elétrica, ela tem estado acesa até os dias de hoje!

- Está me dizendo que uma lâmpada incandescente está acesa ininterruptamente por mais de 100 anos?

- Precisamente, Jimmy!

- Caramba! E porque essa maravilha não dominou o mercado e acabou com a concorrência?

- Consegue imaginar algum fabricante vendendo algo útil e barato que dura para sempre?

- Bem... não.

- Nem eu. O fato é que a Shelby saiu do mercado pouco tempo depois, e ninguém nunca conseguiu descobrir qual é, exatamente o segredo da durabilidade da lâmpada. Oh, sim, todos sabem que a chave está no filamento, mas não há nenhuma descrição, nenhuma patente registrada, detalhando isso.

- E se houvesse, o mais interessante para todos os fabricantes de lâmpadas do mundo é que isso nunca fosse redescoberto.

- Precisamente. Determinados segredos, é melhor que permaneçam ocultos - pelo menos para a ordem invisível que governa o mundo.

- Você e suas sociedades secretas...

- Ninguém quer o destino de Prometeu, Jimmy - disse ele num tom emocionado.

- Agora que se equiparou ao titã, tenho que perguntar: que maravilha está trazendo à Humanidade, Allan Shinovsky?

- Você certamente já ouviu falar em Wi-Fi.

- Sim, já ouvi falar, e é um serviço pelo qual as operadoras de telefonia cobram caro.

Do outro lado da linha, ele riu.

- E se você pudesse ter esse serviço indefinidamente, pagando apenas uma taxa de instalação? A lâmpada Shelby para o século XXI?

- Eu diria que as operadoras de telefonia ficariam muito irritadas... mas, como?

- Eu não vou lhe dar maiores detalhes por telefone, Jimmy. Por isso, preciso que venha à Dover semana que vem. Aí sim, farei uma demonstração completa do meu projeto e você seguramente não terá dificuldades em convencer seus investidores a me apoiar.

- Você me deixou curioso, Allan. Sim, vamos marcar um almoço semana que vem. A Martha cozinha?

Allan riu novamente.

- A Martha cozinha, Jimmy!

Desnecessário dizer que esse encontro jamais se realizou. Na semana seguinte, no dia e hora marcados, ao chegar à casa de Allan, em Dover, encontrei o lugar vazio. No gramado, havia uma placa de "vende-se" e o telefone de uma imobiliária. Liguei para lá e me informaram que o proprietário havia se mudado para a França. Não, não deixara telefone ou endereço de contato para terceiros não-autorizados.

Jamais descobri qual era, afinal, a "lâmpada Shelby para o século XXI"...

[14-03-2017]