A Gruta

Conta-se que na cidade de Riacho Azul, interior de Minas Gerais, há um mistério que já tirou o sono de muita gente. Corria um caso de que na fazenda do poderoso Sr. Caetano havia uma gruta. Mas não era uma gruta comum. Algo a mais a fazia ser especial. Que a tornava mais bela, reluzente e brilhante. Realmente brilhante. Uma luz que emanava do fundo da gruta despertava a curiosidade de uns e o medo de outros.

O fato era que havia ouro lá dentro, segundo o que dizia o povo. Mas se havia mesmo ouro na gruta, por que ainda ninguém entrou lá pra pegar? O próprio Sr. Caetano poderia fazer isso, já que estava em sua propriedade. Faltava algo que ninguém havia tido: coragem. Todo mundo queria o ouro, mas não entravam pra pegar.

Um dia Aspásio, um empregado da fazenda, que muito curioso, resolveu entrar na gruta e ver o que tinha lá e acabar de uma vez por todas com o mistério. Ele ainda prometeu entregar todo o ouro, se caso tivesse, para a igreja.

- O ouro é meu Aspásio. Você não pode doar o que não é seu. As pedras estão em minha propriedade. Rebateu o Sr. Caetano em tom autoritário procurava defender o que chamava de seu.

Aspásio nem deu ouvidos ao patrão e segui em direção à gruta. Não estava com medo. Mas também não sabia o que lhe esperava lá dentro.

Então ele entrou. Desviava-se de alguns obstáculos e seu caminho era clareado pela luz que ali brilhava. O povo da fazenda estava do lado de fora observando tudo. Mas algo aconteceu. Aspásio foi se aproximando e derrepente a luz se apagou.

-Será que ele conseguiu? Alguém perguntou.

Algumas horas se passaram e nada de Aspásio aparecer. O povo estava aflito. Foi então que Caetano pegou sua espingarda e entrou na gruta. Quando chegou lá não acreditou no que viu. Aspásio não estava ali e nem mais a presença daquela luz brilhante que ali permaneceu por anos.

Luccas Nascimentto
Enviado por Luccas Nascimentto em 16/12/2016
Código do texto: T5854767
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.