Beto o Botinho Amigo

 

 

 

 

Capítulo 1: O encontro

 

Lucas era um menino que morava em uma pequena vila de pescadores às margens do rio Amazonas. Ele adorava pescar com seu pai e seu avô, que lhe ensinavam os segredos da arte da pesca. Lucas sonhava em ser um grande pescador, como seus antepassados.

 

Um dia, enquanto pescava com seu pai, Lucas viu algo brilhar na água. Era um boto cor-de-rosa, que saltava e mergulhava com graça e agilidade. Lucas ficou encantado com o animal, que parecia sorrir para ele. Ele jogou um pedaço de peixe na água, e o boto veio pegá-lo. Lucas fez um carinho na cabeça do boto, que emitiu um som alegre.

 

- Pai, olha que lindo! Posso ficar com ele? - perguntou Lucas.

 

- Filho, esse é um boto, um animal selvagem. Ele não pode ser seu. Ele é livre, e deve viver no rio - disse o pai.

 

- Mas ele é tão bonzinho, pai. Ele parece gostar de mim - insistiu Lucas.

 

- Eu sei, filho. Mas você não pode prendê-lo. Você pode ser amigo dele, mas tem que respeitar a sua natureza - explicou o pai.

 

Lucas entendeu as palavras do pai, mas não conseguia tirar o boto da cabeça. Ele decidiu que ia visitá-lo todos os dias, e dar-lhe um nome. Ele escolheu Beto, o boto.

 

Capítulo 2: A amizade

 

Lucas e Beto se tornaram grandes amigos. Todos os dias, Lucas ia até o rio, e chamava pelo nome do boto. Beto logo aparecia, e os dois brincavam juntos. Lucas jogava peixes, bolas, e até mesmo sua rede de pesca para o boto, que se divertia em pegá-los e devolvê-los. Beto também ensinava Lucas a nadar melhor, e a conhecer os mistérios do rio.

 

Lucas aprendeu muito com Beto, e Beto também aprendeu com Lucas. Eles se comunicavam por gestos, sons, e olhares. Eles se entendiam perfeitamente, e se respeitavam mutuamente. Eles eram inseparáveis, e felizes.

 

Capítulo 3: O perigo

 

Um dia, enquanto Lucas e Beto brincavam no rio, eles ouviram um barulho estranho. Era um barco grande, com um motor potente, que se aproximava rapidamente. Lucas reconheceu o barco. Era de um homem chamado João, que era conhecido por ser um caçador de animais silvestres. Ele vendia as peles, as carnes, e até mesmo os ossos dos bichos que matava.

 

Lucas ficou com medo. Ele sabia que João não tinha escrúpulos, e que era capaz de fazer qualquer coisa por dinheiro. Ele temeu pela vida de Beto, que era um animal raro e belo. Ele gritou para o boto:

 

- Beto, cuidado! É o João, o caçador! Ele vai te pegar! Fuja, Beto, fuja!

 

Beto entendeu o tom de voz de Lucas, e percebeu o perigo. Ele viu o barco se aproximar, e viu a arma que João segurava. Ele sentiu o cheiro de sangue e de morte. Ele não queria morrer, nem deixar Lucas sozinho. Ele decidiu enfrentar o caçador.

 

Beto mergulhou fundo, e usou sua força e sua inteligência para atacar o barco. Ele bateu com o rabo na hélice do motor, quebrando-a. Ele mordeu a corda que prendia a âncora, soltando-a. Ele empurrou o barco com o focinho, fazendo-o girar e balançar. Ele fez tudo isso com rapidez e habilidade, sem se expor ao tiro do caçador.

 

João ficou furioso. Ele não entendia como um boto podia ser tão esperto e tão corajoso. Ele tentou atirar no boto, mas errava sempre. Ele xingava e praguejava, mas não conseguia controlar o barco. Ele estava perdido.

 

Capítulo 4: O resgate

 

Lucas assistia a tudo com admiração e preocupação. Ele torcia por Beto, mas também temia que ele se machucasse. Ele queria ajudar o boto, mas não sabia como. Ele pensou em pedir ajuda ao seu pai, mas ele estava longe, na outra margem do rio. Ele pensou em pegar um remo, mas ele estava no barco do caçador. Ele se sentiu impotente e angustiado.

 

Foi então que ele teve uma ideia. Ele lembrou que tinha um apito, que seu avô lhe dera de presente. Ele disse que era um apito mágico, que podia chamar os animais do rio. Lucas nunca acreditara nisso, mas resolveu tentar. Ele pegou o apito, e soprou com força.

 

O som do apito ecoou pelo rio, e chegou aos ouvidos de muitos animais. Peixes, tartarugas, jacarés, capivaras, e até mesmo outros botos ouviram o chamado de Lucas, e reconheceram a sua voz. Eles sabiam que Lucas era um menino bom, que amava e respeitava a natureza. Eles decidiram ajudá-lo.

 

Os animais se juntaram, e formaram um grande exército. Eles nadaram em direção ao barco do caçador, e atacaram-no com fúria. Eles morderam, arranharam, e esbarraram no barco, fazendo-o afundar. Eles também cercaram o caçador, e o intimidaram com seus dentes e suas garras. Eles não queriam matá-lo, mas queriam dar-lhe uma lição.

 

João ficou apavorado. Ele nunca vira tantos animais juntos, e tão bravos. Ele se sentiu encurralado, e implorou por piedade. Ele prometeu que nunca mais caçaria nenhum animal, e que respeitaria o rio. Ele pediu que o deixassem ir embora.

 

Os animais ouviram o pedido de João, e resolveram perdoá-lo. Eles abriram um espaço para ele sair do rio, e correr para a floresta. Eles esperavam que ele cumprisse a sua promessa, e que mudasse de vida.

 

Capítulo 5: A celebração

 

Lucas e Beto se abraçaram, e comemoraram a vitória. Eles agradeceram aos outros animais, que os saudaram com carinho. Eles se sentiram orgulhosos e felizes. Eles tinham derrotado o caçador, e salvado o rio.

 

O pai de Lucas, que viu tudo de longe, chegou até eles, e os parabenizou. Ele disse que Lucas era um herói, e que Beto era um amigo fiel. Ele disse que estava orgulhoso de seu filho, e que o amava muito. Ele disse que o avô de Lucas também estaria orgulhoso, se estivesse vivo.

 

Lucas abraçou o pai, e se emocionou. Ele disse que o avô estava vivo em seu coração, e que ele lhe dera o apito mágico. Ele disse que o apito tinha funcionado, e que os animais tinham atendido ao seu chamado. Ele disse que era graças ao avô que eles tinham vencido.

 

O pai de Lucas sorriu, e disse que o apito não era mágico, mas sim o amor de Lucas pelos animais. Ele disse que o amor era a maior força do mundo, e que podia fazer milagres. Ele disse que Lucas tinha um dom especial, e que devia usá-lo para o bem.

 

Lucas entendeu as palavras do pai, e se sentiu feliz. Ele olhou para Beto, e disse que ele era o seu melhor amigo, e que ele o amava. Beto olhou para Lucas, e disse o mesmo, com o seu som alegre. Eles se abraçaram novamente, e riram.

 

Eles voltaram para a vila, e contaram a sua aventura para todos. Os outros pescadores ficaram impressionados, e elogiaram Lucas e Beto. Eles disseram que eles eram defessores da natureza.

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 12/01/2024
Código do texto: T7974714
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.