Uma aventura na Amazônia rondoniense

Cuidado com o buraco!!! Esses eram os gritos que ecoavam no carro. Uma mistura de medo, e euforia tomavam conta de mim. A viagem era longa e o município distava há 328 quilômetros de Porto Velho. A oração que emergia do meu coração era para que chegássemos logo e com vida, de preferência! (Risos).

Uma amiga, cheia de fé clamava a cada buraco que o carro entrava: “Minha Nossa Senhora, valei-me!”. “Essa estrada está horrível”, “Deus do céu.” A torcida era para que chegássemos a um lugar qualquer que tivesse uma parada. Qualquer lugar que pudesse nos tirar daquele sufoco. Ufa!! De longe avistei a ponte...e eu sabia que depois dela chegaríamos a um local que havia o tão aguardado WC. Ooooo maravilhaaaa. Paramos para uma visita ao toilette e comprar água. O bar estava cheio. Mesa com cadeiras envelhecidas, muita poeira, e a vitrine segurava alguns salgados fritos. Também havia garrafas de bebidas, senhores fumando e com chapéus enormes estavam ali. O que eles buscavam ali, naquele local longe de tudo era quase o mesmo que eu. Só que a água de alguns deles queriam “passarinho não bebe”. A localidade era bem simples, mas tinha o que precisávamos: a água mineral, cocada branca e marrom. Então, compramos água e a cocada.

Retornamos ao veículo na esperança de comer nossa cocadinha marota. Ledo engano. Não conseguimos degustá-la. Os solavancos não nos permitiram.... o olhar espichado para a estrada esburacada fazia brotar em mim um certo desânimo. Confesso a vocês. Entretanto, a vontade de chegar em casa era lancinante...precisava chegar. Já na estrada, novamente os buracos começaram a brotar de todos os lados. Lembram da amiga que falei anteriormente? Pois bem. Ela cheia de fé retomou o clamor a cada buraco que o carro entrava: “Nossa Senhora, valei-me”. Importante ressaltar aqui que, por mais que o condutor do veículo tivesse todo o cuidado do mundo, naquele percurso à época, isso há muitos anos, estava quase que intrafegável. Se deu certo? Sim! Faria tudo novamente.

Embora hoje, todo o percurso já tem asfalto e tudo está bem mais fácil.

Esse foi o cenário para minha aventura maravilhosa na Amazônia rondoniense.

Terra cheia de encantos e recantos.

Porto Velho, Rondônia, 04 de janeiro de 2024.

Silvânia Gregório
Enviado por Silvânia Gregório em 05/01/2024
Código do texto: T7969301
Classificação de conteúdo: seguro