CONEXÃO DIVINA

Em tempos remotos, uma terra vasta e exuberante chamada Aláfrica. O povo africano vivia em perfeita harmonia com a natureza e honrava os Orixás, divindades que guiavam seus passos e abençoavam suas vidas. Durante séculos, eles preservaram suas tradições e celebraram a riqueza cultural da terra.

No entanto, um dia sombrio se aproximou quando povos estrangeiros chegaram às terras de Aláfrica. Atraídos pelas riquezas naturais, eles distorceram a cultura africana, influenciando os africanos a abandonarem suas antigas tradições. Aos poucos, os africanos deixaram de enaltecer os Orixás, abandonaram os casamentos tradicionais, deixaram de rezar nas grandes árvores nas florestas e negligenciaram as oferendas sagradas.

Em meio a essa mudança, algo terrível aconteceu. Certa noite, o sol desapareceu e as trevas tomaram conta da terra. O povo africano entrou em pânico, percebendo que haviam perdido a conexão com os Orixás e a natureza. As florestas, uma vez ricas e vibrantes, perderam sua exuberância. As colheitas minguaram e a vida perdeu o seu brilho.

Diante dessa situação preocupante, um sábio ancião da aldeia, chamado Obasi, levantou-se para alertar seu povo. Ele carregava consigo a sabedoria dos ancestrais e sempre havia tentado transmitir a importância de preservar as tradições e honrar os Orixás, mas suas palavras eram ignoradas e seu conselho negligenciado.

Contudo, naquele momento de escuridão, as palavras do ancião finalmente ecoaram nos corações dos aldeões. Eles perceberam o erro que cometeram ao deixar para trás suas tradições ancestrais. Em uma assembleia da aldeia, Obasi questionou a todos até que ponto estavam dispostos a buscar o perdão dos Orixás e reconectar-se com suas raízes.

Movidos pelo desejo de restaurar a harmonia, o povo se dispôs a tudo. Foi então que eles se uniram para realizar um grande ritual, combinando danças, cânticos e oferendas sagradas. Todos se reuniram ao redor de uma fogueira, em um lugar sagrado no coração da floresta, e imploraram o perdão dos Orixás.

Durante o ritual, as lágrimas escorriam dos olhos dos aldeões, enquanto eles se entregavam à reconciliação com suas divindades. Em meio aos cânticos e às oferendas, a conexão com os Orixás foi restaurada. Na manhã seguinte, um brilho suave começou a surgir no horizonte e o sol voltou a iluminar a terra de Aláfrica.

Com o retorno do sol, uma chuva abençoada caiu sobre a terra sedenta. As florestas ressuscitaram, revelando sua exuberância e riqueza novamente. A vida voltou a florescer e a esperança foi restaurada no coração dos aldeões.

Enquanto isso, os povos estrangeiros que haviam enganado os africanos e roubado suas riquezas naturais ficaram assustados com o que presenciaram durante o ritual. Vendo a grandiosidade e o poder da conexão dos africanos com os Orixás, eles partiram às pressas, deixando para trás o que era insignificante em comparação com a força da ancestralidade africana.

A aldeia de Obasi se tornou um farol de luz, atraindo viajantes de todas as partes da África. Eles vinham em busca de sabedoria e inspiração, testemunhando a união do povo africano e a força de sua cultura. A história da jornada de reconexão espalhou-se por todo o continente, inspirando outras comunidades diaspóricas a reencontrarem suas raízes e celebrarem a herança africana.

As florestas voltaram a ecoar com os cantos de louvor aos Orixás, e os animais únicos da África voltaram a prosperar. O rio Nilo corria majestosamente, refletindo a força e a resiliência do povo africano. O Monte Kilimanjaro se erguia imponente, testemunhando a reconexão dos africanos com sua espiritualidade e ancestralidade.

Desde então, os africanos permaneceram firmes em sua conexão com os Orixás e na celebração de sua cultura. Eles aprenderam a valorizar sua rica herança e a proteger suas tradições, lembrando-se sempre de que a força da ancestralidade é o alicerce de sua identidade.

Nélio Da Costa José
Enviado por Nélio Da Costa José em 13/07/2023
Código do texto: T7835698
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.