O profeta

Ao passarmos em frente ao Templo de Jerusalém, minha atenção e de meu guia Simeão, um judeu helenizado, foi atraída por um homem de barba grisalha e túnica marrom, o qual fazia uma prédica em aramaico a um pequeno grupo que o ouvia com atenção. Nos detivemos, a uma distância segura, para ouvir o que dizia.

- A razão da nossa ruína e da nossa decadência foi termos virado as costas ao Deus de nossos antepassados e passarmos a reverenciar falsos deuses! Desde então, nossa terra tem sido assolada por todo tipo de invasor estrangeiro, como esses pagãos selêucidas e seu panteão grego!

- E o que é preciso fazer para restaurar nossa fé primitiva, profeta? - Perguntou um homem no meio do povo.

- Nossa triste sina não começou agora! - Exclamou o orador. - E para repará-la, é necessário orar pelos mortos e fazer oferendas por eles, para que possam ser redimidos do pecado!

- Os mortos irão nos redimir? - Indagou confuso outro popular.

- Os mortos, livres do pecado, irão interceder por nós junto ao Pai Celestial! - Prosseguiu o profeta. - Particularmente, aqueles que morreram em defesa da verdadeira fé, a dos nossos pais. Estes, muitos mais méritos possuem para pedir em nosso favor.

Tendo já ouvido o suficiente, fiz sinal para Simeão e prosseguimos nosso caminho para a residência de Cleon, o armador.

- Quem era esse nabi? - Indaguei.

- É chamado Roniel, Manius Lucius.

- Tirando a parte sobre os invasores estrangeiros, - como se os judeus não tivessem culpa por estarem nesta situação - isso de orar pelos mortos e pedir sua proteção me pareceu tão...

- Pagão? - Ajudou-me Simeão.

- Contraditório, eu diria.

- Roniel é da escola dos fariseus... mas depois, teve uma iluminação e começou a pregar ideias um tanto ou quanto inusitadas. O povo o escuta, principalmente porque prega contra os selêucidas.

- Isso de pregar contra os selêucidas foi o que mais me interessou. O Império Selêucida está caindo de podre, e se Roma puder dar um empurrãozinho...

- Para que nos transformássemos em uma província romana? - Indagou sardonicamente Simeão.

- Nós, romanos, garantimos plena liberdade religiosa - assegurei. - Desde que vocês paguem seus impostos em dia.

- E o que pretende fazer?

- Gostaria que procurasse esse Roniel amanhã... e marcasse um encontro na casa de Cleon.

- E o que digo a ele?

- Que um cidadão romano pretende apoiá-lo em sua luta pela verdadeira religião.

- Um prosélito - disse Simeão, erguendo as sobrancelhas.

- Acho que esse é o termo.

[E nos dias de Antíoco IV Epifânio, rei dos selêucidas, houve um levante em Israel por parte dos macabeus, que resultou na reconquista de parte da soberania perdida há séculos. Os selêucidas, gradualmente, perderam o controle sobre a região. Cerca de um século depois destes incidentes, a República Romana conquistou o reino de Israel e o converteu num estado vassalo.]

- [09-08-2017]