1945.

1945.

SERTANÓPOLIS PR.

Em uma localidade chamada água da munvuca no município se Sertanópolis estado do Paraná, aconteceu um fato interessante que chamou minha atenção.

É com muito orgulho que peguei na caneta para escrever fazer uma homenagem a duas crianças que com suas simplicidades e inocências me ensinaram uma lição (TUDO QUE FOR FAZER TEM QUE TER AMOR E DEDICAÇÃO MESMO QUE O PERIGO ME RONDE SE EU TIVER AMOR E FÉ OS ANJOS DA GUARDA ME DARÃO PROTEÇÃO.)

Naquela localidade havia muitas famílias pessoas que trabalhavam na agricultura com muita humildade e alguns tinham um pouco de estudo mas a grande maioria não tinha estudo algum e viviam com muitas dificuldades nos confins do sertão paranaense.

Alcides Santino um chefe de família era trabalhador rural tinha uma família grande muito pobre mas muito unida, amor e dedicação é o que não faltava naquele lar.

Seus filhos ainda pequenos já sabiam das dificuldades que a vida lhes apresentava. a esposa do Alcides estava doente a 7 anos não sabia o que era uma vida saudável passava dias e noites no leito de um quarto deitada em uma cama a vida deles era muito difícil ,mas nem por isso faltava o principal para aquela família eles tinham muito amor um pelo outro.

Tinha um anjo da guarda que os ajudavam era o proprietário das terras onde viviam ,um homem muito prestativo aos trabalhadores de suas terras.

O sr Bráulio sim esse era o proprietário das terras onde Alcides vivia com sua família. sr Bráulio era casado com uma senhora que se dedicava de corpo e alma a todos os necessitados que trabalhavam em suas terras.

Alcides tinha 5 filhos para sustentar mas mesmo assim nunca desistiu de lutar mesmo que sua esposa ha 7 anos doente estirada em uma cama ele nunca perdeu as esperanças mesmo ganhando um misero salário .

Havia naquela família duas crianças uma de 4 anos e outra de 5 anos que viam a situação da família e já pensavam que deveriam ajudar seu pai ,isso é verdade duas crianças uma de 4 anos e outra de 5 anos já se preocupavam com a família.

Era uma menina Judith a criança de 5 anos e Veridiano a criança de 4 anos dois irmãos que iam para a beira da estrada que passava ali perto do sítio onde viviam, elas iam trabalhar .O que trabalhar?

- Sim trabalhar!!

Duas criancinhas trabalhando não é possível?

- Nunca esqueças os tempos eram outros e as dificuldades eram grandes.

Quer saber como!!

Vamos lá então:

Naquela estrada havia várias porteiras que limitavam de uma propriedade a outra e onde passava todos os viajantes era gente a pé, a cavalo, carroça e grandes boiadas que seguiam viajem para outros municípios ou outros estados.

Os dois irmãozinhos aproveitavam quando seu pai ia para a cidade e corriam nas porteiras, quando vinha alguém eles abriam a porteira e ganhavam alguns trocados.

Veridiano e Judith pensavam: temos que ajudar papai.

Tá achando que é estória não é não sim um linda história acontecida no ano de 1945.

Eu sempre quis escrever isso , para mim é a verdadeira história das crianças da porteira.

Veridiano 4 aninhos imagina uma criança de 4 aninhos trabalhando e Judith com apenas 5 aninhos olhe para seu filho(a) de 4 ou 5 aninhos de idade o que você vai pensar , que sou louco em afirmar que essa história . mas nunca esqueças os tempos eram outros e muito dificultoso.

Os anjinhos aqui citados iam para a porteira e quando viam alguém se aproximar eles corriam e abriam a porteiras e com isso liberavam a passagem de quem vinha pela estrada.

Era boi , era boiada , cavalo e gente a pé.

Para todos a porteira era aberta e quando os viajantes atravessavam a porteira com um gesto de carinho para com as crianças, lhes jogavam umas moedinhas.

Você deve estar pensando que já vi esse filme.

E eu te pergunto tem certeza?

Então veja o que acontecia quando vinha uma boiada.

Perai!!

Boiada tem bois brabos?

Poderia atacar as crianças?

Isso é a pura verdade!!

Mas antes vou te contar uma coisa ás crianças guardavam ás moedinhas que ganhavam bem ali em um buraquinho que elas mesmo faziam no chão perto de uma moita de capim e quando iam para casa juntavam tudo e dava a seu pai para ajudar a comprar remédio para sua mãe.

Então a pergunta que não quer se cala r como seu pai deixava que duas crianças ficarem expostas ao perigo.

Eu disse lá atrás que quando o Alcides ia para a cidade ás crianças iam para a porteira .

E quando ás crianças apareciam com dinheiro o pai nunca perguntou de onde veio?

Não!!

Mas ele sabia que ás crianças estavam abrindo a porteira e isso não era perigoso.

Então a boiada ia passando e os bois brabos bufava e vinha em direção das crianças, mas nunca os alcançava, as crianças se escondiam entre a porteira e a cerca o boi não podia alcança-lo

Se você já viu aquele filme famoso deve estar imaginando coisas.

Não esqueças filme é filme e isso aqui foi real.

Eu provo com toda a convicção eu tenho orgulho de dizer que a esposa do Alcides a Sra. Antônia recuperou a saúde pode ver todos os filhos crescer casar e teve a felicidades de conhecer os seus netos só faleceu aos 80 anos vitima de Alzheimer. Alcides foi um grande homem para mim um sábio conhecia a bíblia de AaZ e me contou muitas estórias e histórias faleceu aos 94 anos para mim foi um grande homem foi meu avô

Veridiano- eu tenho orgulho de dizer que é meu tio e esta vivo e forte morra em Ariquemes –Ro tem hoje 75 anos de vida.

Judith é uma das mulheres que eu mais amos nessa vida esta com 76 anos de vida vive em Varzea Grande –Mt e é minha mãe.

Essa história para mim é a verdadeira história do menino da porteira mas com uma grande diferença a minha história tem o final feliz ainda bem senão eu não estava aqui. E você não estava lendo isso.

Eu sou filho da menina da porteira com muito orgulho

Um abraço até outro dia.

João Padilha Nogueira.

joaopnogueira
Enviado por joaopnogueira em 24/11/2016
Código do texto: T5833794
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.