Triste, mas é Nata!

Hoje, de manhã, fui ao mercado em Nova Itaparica. Ao voltar, me deparei com essa cena. Descrevo: Ao lado do valão que um dia foi um rio, havia uma lona azul; ao fundo, duas casinhas: uma para o cachorro e outra para as galinhas. Ao lado, uma carroça. Na frente, em destaque, uma árvore de Natal.

Sensibilizado, desci do carro e bati palmas. Debaixo da lona, surgiu uma senhora que, educadamente, me perguntou: "O senhor deseja algo?" Respondi: "Passei para desejar a senhora um Feliz Natal!" Ela agradeceu. Em seguida, perguntei: "A senhora mora sozinha ou tem família?" Ela respondeu: "Tenho dois filhos e sou viúva; trabalho como carroceira." Em alto e contínuo chamou os filhos: "Isabele, Paulinho, venham aqui!"

Logo que as crianças saíram da lona, dei um abraço em cada uma e perguntei: "O que gostariam de ganhar do Papai Noel?" A mãe interrompeu e falou: "Senhor, não se incomode. Pelas ruas, vou encontrar muitas bonecas quebradas e carrinhos. E darei a eles, ficarão felizes."

Em tempo: Me veio à cabeça quantos mais estavam conformados com aquela condição de miséria? E ainda falam em felicidade! Pouco balbuciam palavras!

Me despedi. Mas voltei ao mercado e comprei uma cesta básica, além de uma boneca e um carrinho. Quando retornei ao barraco de lona, eles tinham saído. De qualquer forma, coloquei a cesta e os brinquedos na frente e uma lágrima.

Enfim............

No barraco humilde, onde a esperança mora,

O Natal se anuncia com luz que não descora.

Entre sonhos de fome e estrelas a brilhar,

Os pobres encontram a magia a ecoar.

Nas ruas esquecidas, onde o frio abraça,

Crianças descalças dançam sem desgraça.

Em cada sorriso, uma estrela a piscar,

Anunciando a todos: é tempo de amar.

À sombra do esquecimento, a ceia se faz,

Com migalhas de sonhos, na vida voraz.

Mas no coração simples, o calor a emanar,

Faz da pobreza um presépio a iluminar.

O Papai Noel talvez não venha por lá,

Mas a solidariedade, sim, vem para ficar.

Em gestos pequenos, no olhar que se encontra,

A verdadeira riqueza se revela, tanta.

À mesa, sem fartura, a união prevalece,

A partilha e o amor como prece.

Que cada presente seja um abraço sentido,

E a alegria no coração seja um hino, um canto.

Feliz Natal aos que na simplicidade estão,

Que a paz e o amor sejam a canção.

Que a luz que brilha nas estrelas ,

Ilumine a jornada de cada singelo papel.

Que na humildade se encontre a verdade,

E que a esperança renasça com intensidade.

No Natal dos pobres, ressoa a canção,

A mensagem divina de paz e redenção.

Estêvão Zizzi
Enviado por Estêvão Zizzi em 21/12/2023
Código do texto: T7958895
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.