Noh,Maria, vidas em conflito. Um conto real.

Em outros tempos, quando os grandes sonhos eram modestos, onde os homens eram sedutores, e as mulheres românticas. Noh e Maria eram desta época,homem negro, forte e sedutor, excelente cavaleiro e exímio negociador. Maria mulher jovem ,parda de cabelos negros ,bonita do tipo Mion, e como toda jovem Maria; romântica e sonhadora Em tempos de Noh e Maria,as pessoas casavam jovens, e um ao outro bastava. As casas eram simples e o grande anelo dos casais era uma casa com muitos filhos e o pão de cada dia... Capítulo I.

Família . Que alegria, Maria em uma cerimônia simples em seus poucos 16 anos e muitos sonhos,começava o início do seu sonho de uma família grande . Após 4 anos do casamento, a sua família já possuía dois novos membros,mAna e João, e o terceiro já estava a caminho,como mãe de muitos filhos Maria experenciou muitas alegrias,mas também quase a mesma proporção de medos, incertezas e tristezas, João com dois anos e junto a sua mãe na rua de terra batida onde as casas humildes eram demarcadas por cerca de bambus e arames , viu - se no meio do estouro de uma boiada, Maria desesperada perdeu a visão de seu filho em meio a mugidos de bois e muita poeira correu a socorro do seu filho; mas foi contida pelo sogro, aos prantos e gritos de socorro , viveu uma grata surpresa ao contemplar a pequenina silueta de João que agarrou

a cerca de bambus tornando -se quase parte dela até a boiada passar, correndo aos seus braços, aquele dia sentiu como se o seu filho tivesse nascido de novo. mas a cada filho sentia - se afortunada e empoderada,como toda mãe,independente da época. Capítulo II.

Escarlatina . Em meados do ano de 1955 no interior de Minas Gerais, a tenebrosa e homicida "Febre Escarlatina" dizimou muitas famílias, época que não havia SUS ou UBS, onde só os abastados podiam ter assistência médica,Maria e Noh conheceram a maior dor que os pais podem sentir,velaram os corpos dos seus dois filhos mais velhos ,e Maria só não sucumbiu a morte de tristeza, porque dentro de si a vida latente de seu filho Pedro , exigia que ela vivesse, o maior milagre concedido pelo Senhor Deus a uma mulher,"O Milagre da Vida". E assim com dois dos seus maiores amores no céu ,em novembro nasceu o consolo de suas dores,um filho varão, robusto, que a deu alento para continuar vivendo.

Capítulo III

A Maldição.

Noh como muitos homens daquela época era negociador de animais,viajava muito a cavalo e em muitas caravanas, adquirindo e vendendo -os e nestas viagens viveu muitas aventuras com muitas mulheres que não eram María, como muitos homens. Enquanto Maria se entregava aos cuidados de sua família, agora Noh,Maria e Pedro, como as mulheres de sua era.

Noh era o segundo filho de uma família grande, seu irmão "caçula "alcoólatra e fanfarrão.

Naqueles tempos as famílias interioranas produzim seu próprio sustento : plantavam ,colham ,socavam arroz,debulhavam feijões, ordenhavam vacas, criavam porcos,galinhas e os consumia ,e era comum em toda casa linguiças, bacon penduradas em varais acima do fogão de lenha defumando e perfumando toda a casa. Em um dia em que Noh trabalhava na sua lavoura e Maria a cuidar do filho, "caçula " entrou na cozinha da casa de Maria e arrebatou toda a linguiça para farrear com os amigos, isto não foi agradável aos olhos de Noh ,quo o repreendeu e "caçula" tomado pelo álcool o esbofeteou, Noh muito irado pelas dores do bofetão,reagiu revidando com muita ira, sua mãe uma mulher muito beata ,praguejou contra Noh ao ouvir os gritos de dor de "caçula " e sem saber que Noh estava a revidar a injusta agressão. Ela amaldiciou Noh, dizendo a ele que a partir daquele dia todos os dias da sua vida,ele seria um alcoólatra igual seu irmão por ter batido em seu irmão. A partir daquele fatídico episódio Noh tornou - se um ébrio , amaldiçoado por sua insensata mãe.

Capítulo IV

O homicídio

Em um final de tarde, Noh ébrio estava no boteco de Amaro, sua segunda casa agora na condição de ébrio, Amaro era um homem muito querido em sua pequena comunidade,onde todos conheciam a todos, Amaro recusou o pedido de Noh para trazer mais bebida e o mandou embora para casa , insistente como todo ébrio não aceitou a recusa e tentou pegar sua bebida a força, Amaro sentindo - se agredido defendeu - se, agrediu Noh jogando - o no chão sangrando muito o rosto que em poucos minutos estava no chão encharcado de sangue. Primogênito,era o irmão mais velho de Noh, trabalhador zeloso da sua lavoura,pai de três filhos ,dois do casamento e um de uma aventura.

Primogênito estava a carpir na sua lavoura, quando alguém chegou a ele e alardeou que Amaro havia matado Noh seu irmão com uma enxada e o largara no chão ensanguentado. Primogênito então cheio de ira e querendo justiça pelo seu irmão,foi até a venda de Amaro e com a enxada que estava a Carpir pós fim a vida de Amaro,acreditando que fez justiça pelo irmão morto, que na verdade está desmaiado pelo álcool e pela surra.

Capítulo V

A fuga.

Nos anos cinquenta não havia direitos humanos, os contigencia policiais eram poucos e não havia delegacia ou postos policiais em pequenos municípios.

Primogênito e Noh já em sã consciência, como caças de caçadores implacáveis dentro de uma mata fechada na escuridão da noite ouviram o trote dos cavalos e o som dos cuturnos dos soldados que os procurava, Noh tampou sua boca para para não expressar em gritos ao ter sua mão pisada por um soldado desatento. Naquela noite os soldados já vencidos pelo cansaço, decidiram recomeçar no dia seguinte. Os irmãos fugitivos aproveitaram esta decisão para se distanciarem.

Capítulo VI

A prisão

Na madrugada acordaram com um forte estrondo,era a porta sendo derrubada a ponta pés pelos soldados em sua captura. Noh foi preso e não ofereceu resistência,mas primogênito disse que para prende - lo, primeiro teriam que mata - lo, e assim o fizeram , com um tiro de fuzil no lado direito do seu tórax , mas antes de morrer desabafou com Noh "- por sua causa estou morrendo deixando mulher e filhos." Os soldados que o prenderam, fizeram dele exemplo na praça da cidade onde em fuga eles alugaram uma casa para se esconderem, amarraram em um poste na praça,e o surraram até desmaiar como brado de "assim acontece com os bandidos que fogem das autoridades." Mas a dor física não aliviava de Noh a dor e o peso do remorso imposto as suas costas pelas últimas palavras de primogênito.

Capítulo VII

Maria e a solidão.

Maria estava só com Pedro, perto dos sogros ,mas distante de seus pais, que palperrimos e com muitos filhos, eram quase escravos em uma fazenda de família rica e abastada que morava na cidade. Pedro crescia ao lado de seus avós paternos,cercado de muito amor,e Maria de solidão. No ano em que Pedro faria quatro anos; Maria deu a luz há uma filha, envergonhada e condenada pela sua comunidade,mais só do que antes, inclusive deixada pelo pai de sua filha Joana, amargava dor e humilhação.

Eliane Enaile
Enviado por Eliane Enaile em 07/08/2023
Reeditado em 14/08/2023
Código do texto: T7855602
Classificação de conteúdo: seguro