VÓ É MÃE COM AÇÚCAR.

Pedrinho chegou, fazendo algazarra como sempre, ao entrar na casa da avó. A mãe olhou séria para o garoto de doze anos. -"Não está esquecendo de nada, Pedro Gabriel Ferreira da Silva ?" Quando a mãe falava o nome inteiro, é porquê estava brava. -"O que? Não fiz nada." Ele abriu os braços. -"Pede a bênção da avó." O garoto deu de ombros e estendeu a mão. -"Bença, vó." A mãe bronqueou. -"Direito, rapaz. Larga o celular e abraça a vó. Pede a bença, direito." A avó ganhou um forte abraço. -"Vai passar o fim de semana aqui, comendo guloseimas que eu sei, vendo o que quiser na tevê e a vó não ganha um abraço?!" Disse a mãe do menino. Pedrinho sorriu. -"A vó me trata como rei pois vó é mãe com açúcar." Daniele olhou para dona Josefa, incrédula. -"Onde você aprendeu isso?!" Pedrinho mostrou o caderno. -"Na catequese dominical. Tivemos uma aula sobre os avós de Jesus, Santa Ana e São Joaquim. No dia 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós. Houve um debate, liderado pela nossa catequista, Andressa. Vou ler o meu caderno: Infelizmente, há muita violência doméstica contra os idosos. Agressões físicas, verbais, psicólogicas, abandono, exclusão, extorsão. Tudo fere a dignidade dessas pessoas às quais devemos a vida pois são pais de nossos pais. Em muitos lares há muita negligência, filhos que não acompanham os pais aos médicos, não garantem uma alimentação equilibrada a eles. É preciso atenção e cuidado pois é muito cruel. É fundamental preservar a auto estima e bem estar dos idosos. Não xingar, não assustar, não constranger, não querer roubar o que é deles, impedi-los de passear e ver amigos. Tudo isso é comum e muitos nem percebem que estão agindo assim." Daniele sentou-se. -"Puxa. Tudo verdade, filho. Quantos não abusam financiamente dos avós, usufruindo da aposentadoria deles, ilegalmente. Quantos idosos não tem um mamão ou iogurte de manhã? Não tem um agasalho decente, um pijama, cuidados médicos. Tratados como peso, fardo, com indiferença. Quantos não são agredidos nas ruas, filas de mercado, nas repartições públicas. É tão lindo a delicadeza, a gentileza, o afeto, carinho, a paciência, a doçura, escutar as histórias, os conselhos que enriquecem." A avó de Pedro completou. -"Muitos esquecem que um dia serão idosos." Pedrinho deu outro abraço na avó. "NÃO ME REJEITES NO TEMPO DA VELHICE, NÃO ME ABANDONES, QUANDO JÁ NÃO TIVER FORÇAS." (Salmo 71,9)

marcos dias macedo
Enviado por marcos dias macedo em 30/01/2023
Reeditado em 30/01/2023
Código do texto: T7707264
Classificação de conteúdo: seguro