RETROSPECTIVA DO BEM. COISAS BOAS ACONTECERAM.

-"Gostei do seu texto, da retrospectiva mas também aconteceram coisas boas em 2021!" Disse Helena, uma fã dos meus contos. -"Sim. Só de estarmos vivos, na pandemia é um motivo para agradecer." Respondi. Helena insistiu. -"Escreva uma retrospectiva de coisas boas, de notícias edificantes." Sem dar muita bola, resolvi dar uma navegada. -"Duvido que tenham notícias boas! O que teve de bom nesse ano?" Pensei, já dando o jogo por encerrado. Terminei a empreitada fazendo um resumo pois achei tanta coisa boa, tantos fatos legais que os olhos até ameaçaram marejar. Isso é normal, humano, focamos nas coisas ruins da vida. Notícia ruim chega logo, é o velho ditado. Durante a pandemia, vizinhos se ofereceram pra fazer compras para os grupos de risco. Tivemos os shows nas sacadas dos apartamentos. As festas nos prédios. Os artistas se apresentando gratuitamente. As doações de alimentação aos caminhoneiros. Os livros distribuídos gratuitamente a população. Reconfortante ver o gesto de algumas padarias, colocando sacolinhas de pães a disposição de quem não podia pagar Entre tantos casos que viralizaram, um catador de papelão encontrou e devolveu 1 mil e 400 dólares. Gabriel, o Pensador, emocionado, fez uma vaquinha entre amigos e arrecadou 10 mil reais ao catador. Em Porto Alegre, um morador de rua impediu um estupro e ganhou um emprego como recompensa. Uma jovem advogada adotou um cão cego que viu na tevê, vítima de maus tratos. Empresários se uniram e fizeram o natal de mil crianças carentes. Em Xanxerê, SC, um homem ganhou um carro numa rifa pra ajudar uma mulher com câncer. Até aí tudo bem se ele não devolvesse o carro a mulher, num gesto lindo. Em Curitiba, guardas municipais salvaram uma menina de três anos de morrer engasgada. Bruno Gagliasso, ator, doou cem mil reais as vítimas das enchentes na Bahia. Tal gesto fez as doações aumentarem, segundo a Cruz Vermelha. A Alibaba, gigante do comércio eletrônico, doou 500 mil kits de testes de Covid. A AmBev produziu álcool gel pra abastecer o mercado. A Vila Romana, marca de moda, doou 20 mil máscaras. Empresas aéreas se uniram e doaram vôos gratuitos a profissionais da saúde. A Eletrolux doou milhares de produtos hospitalares ao SUS. A Lacta doou 500 mil ovos na páscoa. Equipes de Fórmula 1 produziram aparelhos respiratórios. A Airbnb acolheu profissionais de saúde nos hotéis. A Ralph Lauren doou 10 milhões de dólares para o combate a Covid, nos EUA. Além disso, há gestos louváveis e tocantes, como o do garoto Heitor, de 9 anos, que raspou os cabelos num vídeo, em solidariedade ao amigo com câncer. Um outro garoto, pediu num vídeo pra que não maltratem os animais como fizeram com seu gato, morto envenenado. Em Rhode Island, EUA, alunos de uma escola construíram um ponto de ônibus, com uma placa escrita PONTO DE ÔNIBUS DO RYDER. O Ryder é um garoto cadeirante que sofria com a chuva e sol quente no ponto sem proteção. Em Uberlândia, MG, um operador de shopping achou e devolveu ao dono 14 mil reais. Mais coisas boas. Em uma década, os índices de mortes por acidentes de trânsito caíram 30% no Brasil. Confecções se reinventaram e lucraram com a venda de máscaras. O DJ Alok e sua esposa cortaram os cabelos , doando perucas para uma menina com câncer. Temos que comemorar a campanha da vacinação. A queda dos números de mortes e o esvaziamento de leitos das UTIs. O Brasil teve a melhor participação em Olímpiadas da história, com destaque pra Rebeca Andrade na ginástica, e Raissa Leal, a fadinha no skate. O bi do futebol masculino , ganhando o segundo ouro. Fomos bi campeões na vela feminina, ouro com Izaquias Queiroz, ouro no surf masculino. O Palmeiras foi bi- campeão da Libertadores. O São Paulo ganhou o paulistão, após tanto tempo. O Atlético Mineiro encerrou um longo jejum, ganhando o campeonato brasileiro. Em tempos de variante Ômicrom, sejamos gratos e aprendamos a ver as coisas boas. Vem aí a tecnologia 5G. Gê de gratidão. Gratidão senti quando tomei a primeira e a segunda dose da vacina contra a Covid. Na primeira dose, tive reação e minha esposa cuidou bem de mim. Gratidão por isso. Há uma história de um pobre agricultor que chorou ao ver a tempestade da noite arrasar sua lavoura e destruir sua casa. Na manhã seguinte, ele viu coisas brilhantes no quintal. Eram diamantes que brotaram do barro. Ele estava rico. Grandes empresas surgiram em tempos de crise e guerra. Essa pandemia uniu famílias e despertou-nos para o valor das coisas simples da vida. Valor de um abraço, de profissões essenciais. Há uma frase de Tagore que diz: -"Dois presos olharam pela janela da prisão. Um viu a lama, o outro as estrelas." Que nosso olhar seja direcionado as coisas do alto, o que é importante e perene, a um objetivo maior. Foi um ano difícil mas também tivemos coisas boas, há muito o que agradecer. Estamos vivos, com a certeza de que Deus esteve conosco até aqui. Deixei de citar tantos fatos e oisas boas que pesquisei, que esse texto ficaria enorme. Olhando pra trás, podemos lembrar de tantos que nos ajudaram, de tantos que estiveram do nosso lado, daquela mão amiga, da palavra encorajadora, daquele sorriso ou daquele bom dia, dos pequenos gestos. De fato, há muito para sermos gratos. FELIZ ANO NOVO.

marcos dias macedo
Enviado por marcos dias macedo em 31/12/2021
Reeditado em 31/12/2021
Código do texto: T7419134
Classificação de conteúdo: seguro