(Arquivo pessoal)

 

Meu caçulinha

 

Por insistência constante de meus filhos, quando eram crianças, cedi em dividir o nosso lar com o tão esperado animalzinho de estimação - e haja orações subordinadas adverbiais condicionais: se, desde que, contanto que...   -  sem falar nas coordenadas sindéticas  explicativas, aditivas: -  vocês serão responsáveis pelos cuidados necessários, pois além de trabalhar em  dois horários, trago muito serviço para casa e não tenho tempo de lhe oferecer uma hospitalidade nem de duas estrelas. Sorrindo com os olhos, eles concordaram num milésimo de segundo!  Sua chegada foi uma festa, sentiram-se como se fossem os verdadeiros pais do Teddy. Diziam que ele parecia um ursinho, justificando o nome desse  ser já tão amado,  originário da Ásia. E por falar em Ásia,    naquelas alturas eu já era avó coruja e pensava: - vai ser gracioso  assim lá na China! Dizem que neto é filho com açúcar -  adoçar a vida faz um bem que só! 

 

Sentindo-se mais  à vontade em sua nova morada,  aquele toquinho corria pra lá e pra cá, tropeçava nos móveis, às vezes ficava meio ressabiado -  não entendia o alvoroço das crianças. E assim sucederam-se os dias: afeto, companheirismo, lições de tolerância, humildade, um verdadeiro aprendizado. Dizem que os cães escolhem uma pessoa da família que lhes acolhem ,   eu fui a privilegiada. Quando estou em casa, esse pequinês independente,  que não é adepto a brincadeiras,  fica ao meu lado todo o tempo, não se distancia  um minuto sequer, sinto-me como se estivesse na casa mais vigiada da capital mineira.  Há uns três anos, Teddy foi diagnosticado com um câncer na próstata, teve toda a assistência necessária que lhe era de direito. Um dos olhares mais tristes que presenciei em toda a minha vida,  foi no momento em  que lhe entreguei à  veterinária para dar início ao processo cirúrgico. Virou a cabecinha e me olhou ,  num semblante desolador - a minha reação nem preciso descrever!  Atualmente os passos da caminhada com ele são mais lentos e os cuidados maiores: medicação para o coração, para as patinhas, colírio todas as manhãs, remédio para o ouvido, embora ele não dê a pata a torcer: se  alguém aproxima-de de mim,  aí desponta  o fiel cão de guarda -  late como se fosse adolescente e  todo vaidoso se sente,  pela proteção a mim, dispensada.  Teddy, atualmente é um Senhor, que nos ensina o que é da vida, seu verdadeiro valor...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rosa Alves
Enviado por Rosa Alves em 16/12/2021
Reeditado em 24/02/2024
Código do texto: T7408663
Classificação de conteúdo: seguro