A HISTORIA E DESCOBERTA DO TITANIC

A HISTORIA E DESCOBERTA DO TITANIC

Eu quero mostrar com muito respeito e amor uma historia que aconteceu no oceano atlântico quando 3295 pessoas, entre passageiros e tripulantes se dirigia para Nova York em que houve uma colisão com uma imensa rocha de gelo que boiava no meio do mar chamado de iceberg causando a morte de milhares de pessoas muito bonitas, ricas e famosas envolvendo classes pobres e ricas que festejavam a bordo de um navio transatlântico pertencente à classe Olympic e conduzido pela empresa White Star Line, uma companhia de navios do Reino Unido. O navio foi construído na Irlanda do Norte, na cidade de Belfast, a partir de 1909, e iniciou sua jornada no Cais de Southampton em 10 de abril de 1912 que foi tão bem feito e bonito que pensavam que nem deus iria afunda-lo, nem deus afunda que quase chegou à Nova York afundando no oceano atlântico por uma triste tragédia que hoje virmos como uma recordação trágica que mexeu com todo o mundo que ouve ate uma historia de amor entre um casal de classe pobre e rica uma moça chamada de Rose DeWitt Bukater e um jovem chamado de Jack Dawson que lutaram ate a morte que hoje se fez um filme chamado de Titanic em recordação de uma triste e verídica lembrança recordada há muitos anos atrás de um amor que virou romance de cinema e historia de romance que vai ficar em nossos corações para sempre que o amor não tem fim ainda que a morte tente desatinalo por mais que seja desastroso e fique para sempre este amor.

Rose DeWitt Bukater, posteriormente conhecida como Rose Dawson Calvert (Filadélfia, 5 de abril de 1895 – Oceano Atlântico, 1 de outubro de 1996) é uma personagem fictício e protagonista do filme Titanic de 1997. Rose foi criada por James Cameron, o roteirista, produtor e diretor do filme ganhador de 11 Oscars em 1998. Ela foi uma das passageiras sobreviventes do naufrágio do RMS Titanic em 15 de abril de 1912. Rose adotou o sobrenome Dawson após chegar em Nova Iorque em 18 de abril, no RMS Carpathia, três dias após o desastre, devido ao seu amante Jack Dawson, e numa maneira de esconder sua identidade.

Infância e Juventude:

Rose nasceu em 5 de abril de 1895 na Filadélfia, filha de um proeminente membro da alta sociedade da Pensilvânia. Sua mãe Ruth DeWitt Bukater (Frances Fisher), a educou a partir de uma idade muito jovem, para se tornar uma mulher bonita, madura, com postura e ser tudo o que uma jovem da alta sociedade fosse.

Após a morte de seu pai, no início do século XX, Rose e sua mãe ficaram afundadas em dívidas comprometendo sua sobrevivência, e a única solução foi um casamento arranjado com o herdeiro de uma indústria de aço de nome Pittsburgh Steel, chamado Caledon Nathan Hockley (Billy Zane), conhecido também como Cal. A jovem foi forçada a casar com Hockley, um homem que ela mal conhece e quem não ama.

A bordo do Titanic:

Aos 17 anos, Rose embarcou no RMS Titanic em 10 de abril de 1912 em Southampton, Inglaterra, junto com sua mãe, seu noivo Cal, sua empregada Trudy, e o mordomo de Hockley, Spicer Lovejoy (David Warner). Uma vez a bordo do navio, Caledon lhe mostra seu presente de casamento, um dos diamantes maiores e mais valiosos do mundo, a pedra azul lendária que foi usada por Louis XVI: "The Heart of the Ocean" (O Coração do Oceano). Rose ficou encantada com a bela jóia, e indecisa quando seu noivo pediu-lhe para que ela se abrisse para ele, para prová-lo que o ama.

Encontrando-se presa em uma situação e um futuro que não queria, Rose pensa em suicídio ao tentar pular no mar a partir do Titanic, em uma noite fria. Ao tentar matar-se, ela acaba conhecendo Jack Dawson (Leonardo DiCaprio), um jovem artista da terceira classe que a convence a não pular: no entanto, Rose escorrega e quase cai nas águas geladas do Atlântico Norte, mas é salva com a ajuda de Jack, o que permite puxar-lhe novamente de volta para dentro do navio. Quando a salva, as autoridades do barco, alertados pelos gritos da jovem, chegam a cena confusa, e acreditam que Jack tentou abusar sexualmente dela.

Com a intervenção de Rose, justificando uma mentira, permite salvar Jack de ser preso, e como forma de agradecimento, Cal convidou o jovem artista para um jantar, apesar de chamá-lo de "imundo".

Relacionamento com Jack

Após conhecer o trabalho artístico de Jack e aprender como se cospe " corretamente" com o jovem desenhista, Rose se encontrou com Jack na noite do jantar, e apresentou-lhe grandes pessoas importantes a bordo do navio como: o bilionário tenente-coronel John Jacob Astor IV (Eric Braeden), o magnata da mineração, Benjamin Guggenheim (Michael Ensign), a Condessa de Rothes, Nöel Leslie (Rochelle Rose) e Sir Cosmo Duff-Gordon (Martin Jervis) com a estilista Lucy, Lady Duff-Gordon (Rosalind Ayres)

Ela se encanta com as piadas do rapaz durante o jantar, assim como a nova rica Margaret "Molly" Brown (Kathy Bates), o arquiteto do navio Thomas Andrews (Victor Garber), o presidente da White Star Line, Joseph Bruce Ismay (Jonathan Hyde), e o Coronel Archibald Gracie IV (Bernard Fox).

Rose gradualmente, se apaixona por ele. Ao se encontrar com Jack após o grande banquete, no famoso relógio "Honra e Glória Coroando o Céu", o rapaz leva-la para uma festa no porão da terceira classe, onde eles dançam músicas divertidas e Rose se torna mais próxima das pessoas de poucas condições, e isso tudo foi espionado pelo mordomo de Hockley.

Na manhã seguinte, Hockley que suspeita de uma ligação entre sua noiva e seu salvador, ameaça a jovem lembrando-a que ela é sua noiva, e deve obediência. Rose também ignora sua mãe, quando ela pede para que ignore e não veja mais Jack, pois prejudicaria o noivado, e os benefícios que o casamento traria para as duas.

Após perceber o que sua mãe e noivo queriam iria lhe tornar prisioneira de seus sonhos, ela reflete, e percebendo que, embora Jack fosse pobre, ele era a pessoa mais humana, sensível e digno de seu amor, e ela decide provar ao procurá-lo na proa. Na ponta da proa do navio, os dois então compartilham seu primeiro beijo em meio ao pôr do sol do dia 14 de abril. Em seguida, Rose o leva a sua suíte e pede-lhe para que ele a desenhe nua usando apenas "O Coração do Oceano", que Caledon lhe deu como presente de noivado. Quando o desenho é feito, ela mesma guardou o colar no cofre, e logo eles são perseguidos por Lovejoy.

Os jovem descem os compartimentos do navio, e chegam no porão, onde se refugiam no carro Renault, de William Carter. Eles são movidos por sua paixão e acabam por se envolver no banco de trás do carro.

Naufrágio:

Ao subirem para o convés, Rose disse a Jack que quando eles chegassem em Nova York, iria fugir com ele. Enquanto estavam na proa novamente, eles são testemunhas da colisão do navio com um iceberg, que severamente danificou o casco do transatlântico. Enquanto isso, Caledon descobre o desenho que Jack fez de Rose, e decide se vingar, acusando-o de roubar o Coração do Oceano, colocando o diamante no bolso de Jack, quando ele é Rose foram contar o que acontece com o barco. Um policial então prendeu o rapaz é o levou para as salas inferiores do navio, enquanto Rose tentou convencer Cal de que seu amante esteve com ela o tempo todo.

Quando os botes salva-vidas começaram a serem colocados no mar, Ruth e Caledon levaram Rose até o convés para embarcar em um dos botes. Porém, Rose percebe que o homem em sua vida está em perigo, e corre para procurá-lo, abandonando sua mãe que embarcou num dos botes, onde nunca mais a viu. Depois de encontrar Jack, e fazer tentativas para pedir ajuda, ela arranja um machado de incêndios e liberta seu amado. Jack e Rose passam a lutar para encontrar uma saída, e ao ficarem bloqueados na terceira classe com mais passageiros, Jack, com seus dois amigos, quebram um portão auxiliado por um banco.

Ao chegarem no convés, Caledon e Jack tentam convencer Rose a entrar em um barco; mas percebendo que ela não pode deixar Jack, ela salta para dentro do navio, e o encontra na escadaria da primeira classe. Irritado, Caledon pega a pistola de Lovejoy e persegue os dois até a sala de jantar da primeira classe. Uma vez que fica sem munição, ele percebe que ele acidentalmente colocou seu diamante no casaco que deu a Rose.

Quando Jack e Rose subiram novamente para o convés, após um grande esforço de sobrevivência nas salas inferiores inundadas, eles descobrem que não há mais barcos, e então eles decidem ficar no barco por tanto tempo quanto possível, indo em direção à popa do barco. Após o navio se rachar ao meio, afundar por completo na madrugada de 15 de abril, e jogar todos nas águas geladas do Atlântico Norte, Jack e Rose são separados, mas rapidamente se reencontram.

Resgate:

Enquanto mais de mil pessoas morrem por afogamento ou por hipotermia, Jack ajuda Rose a subir em uma porta de madeira arrancada do navio. Ele, ao não conseguir encontrar mais nada para subir, o rapaz permanece ao lado de sua amada e faz Rose prometer nunca desistir, importando o que aconteça, e sempre lutar para sobreviver. Mais tarde, quando o quinto oficial Harold Lowe (Ioan Gruffudd) retorna com o bote n° 14, para salvar pessoas na água, Rose tenta acordar Jack, mas percebe que ele tinha morrido de hipotermia na água gelada. Ela perde toda a esperança, e prefere ficar e morrer com Jack, mas lembra da promessa do rapaz, e começa a chamar Lowe enquanto o barco se afasta, porém ele não consegue ouvir seus gritos.

Mantendo sua promessa, ela larga a mão de Jack, dando-lhe seu último beijo, e deixou o corpo do rapaz desaparecer no oceano. Ao saltar para a água, Rose nadou até o corpo do oficial chefe Henry Wilde (Mark Lindsay Chapman), e soprou seu apito até Lowe ouvir-lhe e voltar para salvá-la. Apenas seis pessoas foram salvas das águas geladas do Atlântico Norte, e foram levadas para o navio RMS Carpathia ao amanhecer.

A bordo do Carpathia, Rose vê Caledon entre os sobreviventes da terceira classe. Ele conseguiu se salvar após entrar em um bote com uma criança durante o naufrágio, e pessimista, começou a procurar por sua noiva no Carpathia. Se escondendo em seu cobertor, Rose impede-o de vê-la, e essa foi a última vez que Rose viu Caledon. Quando o Carpathia estava chegando em Nova York, Rose se registrou como Rose Dawson, e, presumivelmente, começou a sua própria vida.

Uma Nova Vida:

Rose tomou as rédeas de sua própria vida, sentindo-se livres e fazendo todas as coisas que ela prometeu a Jack, como andar montada em um cavalo, encarar seus medos na porta da montanha-russa de Santa Mônica, voar de avião e muitas outras coisas.

Durante os anos 20, Rose tornou-se uma atriz de teatro e uma dançarina, na cidade de Los Angeles. Ela se casou com o Sr. Calvert e eles tiveram dois filhos. Mais tarde, Rose descobriu pelos jornais, que Caledon Hockley cometeu suicídio ao atirar na própria boca, após perder sua fortuna na queda de valores de 1929.

Entrevista para Brook Lovett.

84 anos mais tarde, com 101 anos de idade, Rose enquanto fazia um jarro de barro, viu pela televisão, o desenho que Jack fez dela, que foi encontrado por um caçador de tesouros chamado Brock Lovett (Bill Paxton), que estava à procura do "The Heart of the Ocean" (O Coração do Oceano) Rose resolveu telefonar para Brock e revelou ser a mulher do desenho. Dias depois, ela viajou com sua neta Lizzy Calvert (Suzy Amis) até o local do naufrágio do Titanic, e embarcou no Keldysh onde Lovett está trabalhando em sua busca. Rose então contou a sua história a bordo do Titanic, emocionando Brock que renuncia manter a procura do diamante. Depois de completar a história, a idosa Rose, anda sozinha no convés do Keldysh até a popa durante a noite, e depois de subir no parapeito, ela revelou estar com o The Heart of the Ocean, e ter guardado a jóia por todos esses anos. Rose jogou o colar para o fundo do oceano, onde ele deveria ter afundado com o navio no evento mais importante de sua vida.

Morte:

Após ter jogado o colar, Rose se retirou até sua cabine e morreu naquela noite no Keldysh, ao lado de suas fotografias que mostravam as realizações que ela alcançou ao longo de sua vida após o desastre do Titanic. Segundos depois, a idosa se encontra aparentemente no céu, que é mostrado como o Titanic naufragado que se torna no transatlântico de como tinha partido em sua viagem inaugural: luxuoso, grande e veloz. O espírito jovem de Rose percorre os corredores até chegar na escadaria da primeira classe, onde é recebida com alegria por todos que morreram no naufrágio. Quando finalmente encontra Jack, o casal se beija e todos aplaudem enquanto o filme tem seu fim

Descoberta do Titanic:

No dia 1º de setembro de 1985, descobriu-se, após uma longa procura, os destroços de um dos mais famosos naufrágios ocorridos na história: o RMS Titanic, muito conhecido não apenas pela adaptação da história para o cinema de James Cameron, em 1998, mas pelo choque e comoção mundial gerados pelo incidente em 1912. Ao todo, já ocorreram cerca de 20 adaptações do episódio em filmes, todas procurando retratar um dos episódios mais marcantes da história da navegação.

O Titanic era um navio transatlântico pertencente à classe Olympic e conduzido pela empresa White Star Line, uma companhia de navios do Reino Unido. O navio foi construído na Irlanda do Norte, na cidade de Belfast, a partir de 1909, e iniciou sua jornada no Cais de Southampton em 10 de abril de 1912.

O veículo tinha mais de 45 mil toneladas (um dos maiores de sua época) e transportava 3295 pessoas, entre passageiros e tripulantes. O naufrágio aconteceu no oceano Atlântico, na madrugada de 15 de abril 1912, quando se dirigia à cidade de Nova York. Ao todo, houve apenas cerca de 705 sobreviventes.

O local preciso do afundamento foi nas coordenadas geográficas de 41°43′57″N de latitude e 49°56′49″W de longitude, a cerca de 840 km da ilha de Terra Nova, no Canadá, o ponto mais próximo. O navio, no momento do naufrágio, estava a cerca de 1783 km de seu destino final, naquela que era a sua viagem inaugural.

Desde o acontecimento, muitas equipes de buscas foram mobilizadas para encontrar os destroços do navio. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, dois anos depois do acidente, os impactos do conflito e os muitos naufrágios durante os combates ofuscaram, relativamente, a questão no imaginário coletivo, mas muitos continuaram com o objetivo de encontrar os restos da luxuosa embarcação.

Apesar dos muitos esforços, a tecnologia da época era insuficiente para encontrar um objeto em uma profundidade tão grande. No ano de 1929, inclusive, chegou-se a considerar a hipótese de o navio ter sido definitivamente soterrado pelos sedimentos localizados no fundo do mar após a ocorrência de um grande terremoto em uma região relativamente próxima, que hoje se sabe ter acontecido a 600 km do local.

Ao longo do tempo, várias expedições foram realizadas com equipes especializadas nesse tipo de operação, muitas delas financiadas por milionários ou empresas privadas em geral, principalmente ao longo das décadas de 1950, 60 e 70. Mesmo assim, os resultados das buscas foram completamente infrutíferos. Em 1º de setembro de 1985, 73 anos depois do naufrágio, uma equipe liderada pelos oceanógrafos Jean-louis Michel e Robert Ballard finalmente encontrou os destroços do Titanic.

Não foi por acaso que a maioria das buscas tenha sido malsucedida. Os restos do navio encontravam-se a uma profundidade de 3800 m, onde a luz do sol não alcança, e a uma pressão esmagadora de 425 kg por cm², tornando o local de impossível acesso sem a utilização de um submarino. Na ocasião do descobrimento, a principal revelação foi o fato de o navio ter se partido em dois durante o naufrágio, diferentemente do que se pensava antes, a despeito dos vários depoimentos dos sobreviventes que alegaram ter visto a embarcação dividida em duas partes.

O local, ao longo do tempo, foi alvo de muitas pesquisas e análises. Muitas delas permitiram a produção das teorias a respeito das sequências do naufrágio, todas elas retratadas em compilações visuais, dentre as quais a mais premiada foi o filme estrelado em 1998. Da mesma forma, os destroços passaram a ser utilizados como ponto turístico, recebendo várias visitas. Vale lembrar que nenhum corpo jamais foi encontrado em virtude da alta salinidade, da ação de micro-organismos e do tempo decorrido da tragédia. Em uma reportagem para a revista National Geographic, em 2004, um dos oceanógrafos responsáveis pela descoberta, Robert Ballard, expressou a sua insatisfação com relação às violações e desrespeitos praticados contra a memória de um episódio histórico. Atendendo a pedidos de muitos que prezavam pela conservação material e pelo respeito com o incidente ocorrido, os destroços do Titanic passaram a contar com a proteção da Unesco a partir de abril de 2012, 100 anos após o naufrágio. Atualmente, uma visita ao local inclui a realização de um cruzeiro que sai do Canadá e dura 12 dias, incluindo o mergulho em um submarino. Nada do patrimônio pode ser violado, embora o tenha sido várias vezes após a descoberta. O passeio custa uma bagatela de cerca de US$ 60 mil, incluindo hospedagem e alimentação.

Por: Roberto Barros

ROBERTO BARROS XXI
Enviado por ROBERTO BARROS XXI em 02/09/2017
Reeditado em 02/09/2017
Código do texto: T6102362
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.