Um Conto Sobre Fidelidade - Último Capítulo

Capítulo 5

Meio Atrasado

Mesmo arriscando tomar um outro soco no rosto, decidi ir atrás de Virgínia. Depois da minha terrível descoberta da noite anterior, revi o que ela havia me dito em nossa última conversa e deduzi que ela já sabia de tudo. Resolveu não contrariar o argumento da traição apenas para afastar Flávia definitivamente de mim. Parecia meio abatida, mas recuperava o ânimo a medida que conversavamos a respeito da situação. Estava triste por me ver daquele modo, mas se sentia bem porque eu finalmente me libertara. Aproveitei aquele momento de conversa para responder todas as questões que minha mente havia levantado na noite anterior, e agora eu podia concluir que ela era bela sem que me fosse necessário outro banho de água fria. Contudo, nossas honras ainda se arrastavam pela lama, então planejamos algo para recuperá-las.

Arrastei Flávia para o laboratório de informática da escola, com a desculpa de ter preparado uma agradável surpresa. Ao chegar lá, Virgínia a esperava com Juliano, depois de que combinarmos que ela o atrairia até lá. Notoriamente os dois fizeram uma expressão de espanto, até que eu puxei a foto do bolso. Pedi para que alguém explicasse aquilo, mas tudo o que recebi de uma parte foi um adjetivo bem pejorativo e do outro um argumento nada consistente de que ali era uma outra pessoa. Não me convenceram, e isso me deixava com mais raiva ainda. Foi uma discussão intensa em que só não me exaltei porque isso chamaria a atenção do funcionário e traria problemas. As coisas foram a um ponto tão extremo, que Juliano acabou declarando em alto e bom tom, tanto que Flávia não teve outra alternativa senão concordar. Ela espalhou o boato para as amigas e pediu para que se alguém perguntasse, fosse Virgínia quem tivesse contado, só não esperava que ela se aproveitasse disso para nos afastar. Disse que fazia um tempo que não estavamos dando certo e que amava Juliano. Sair de um relacionamento para pular em um outro direto poderia dar a ela uma má fama, então ela optou por criar uma história que me incriminasse, já que, com o contexto, eu seria o grande vilão da história.

Sentir a frieza com a qual algumas daquelas palavras foram pronunciadas fez com que todo o ódio se tornasse pena. Ela havia finalmente se livrado do cara que não amava, mesmo que fosse junto com o outro, que faria qualquer coisa para vê-la feliz. Mas depois de respirar fundo, decidi que ela devia partir junto com todas as memórias e sentimentos ruins. Ficamos em silêncio.

- E então – disse Flávia tentando se recuperar – Quer que eu diga mais alguma coisa ou já posso ir?

- Quero... - pausei - Que você diga tchau para nossos espectadores – respondi apontando para uma pequena webcam.

Antes do nosso encontro, Blumenau levara o computador portátil, e pediu ajuda ao funcionário que ficava no local, o que acabou sendo uma ótima distração. Enquanto isso, a sala do segundo ano apresentava um trabalho sobre o ciclo do carbono, de responsabilidade de Bernarda, a tal amiga de Virgínia. Aproveitei o espaço vazio para ligar a webcam e como combinado, me conectar a Bernada, que fez questão de transmitir para toda a sala, o que realmente havia acontecido.

As coisas, não acabaram bem, pelo menos, a curto prazo. Meus pais e os de Flávia entraram em uma terrível discussão, ao ponto de terem que transferi-la para outra escola. Juliano também a acompanhou, porque talvez em um contexto que foge a minha compreensão moral, os dois sejam perfeitos um para o outro. As pessoas já não me lançam mais um olhar de pedra, embora também ninguém tenha vindo me pedir desculpas por ter feito isso, mas tudo bem, minha consciência está tranquila. Blumenau continua com as festas e com o incorrigível senso de não querer compromissos, mas bem sei que quando a garota certa aparecer, ele sossega. Defino isso como um desejo sincero de amigo, mas ele compreende como se fosse a praga que não chegou no Egito. Bernarda acabou namorando com Marcos, mais conhecido como o irmão de Virgínia, que também não me pediu desculpas, aliás, muito pelo contrário já que todo dia ele ameaça de me dar outro soco. Ela disse que esse é o jeito dele de dialogar, então prefiro que haja só um bom silêncio entre nós.

Quanto a Virgínia, decidi aproveitar o modo como toda aquela situação embaraçou nossos caminhos para conhecê-la mais. Tudo o que consigo me perguntar a cada segundo que convivo com ela é por qual razão eu não a havia percebido antes. Eu sou um idiota. O mais sortudo dos idiotas. Todos os dias seu sorriso me ensina que, por mais difícil e aterrador que algo seja, devemos sempre ser fiéis ao que acreditamos, bem ao que nos comprometemos. Ela acreditava no dia em que aquele distraído acabaria ficando ao lado dela, embora respeitasse seu compromisso até descobrir a verdade sobre ele, tentando ajudá-lo mesmo que isso colocasse sua honra em questão. No fundo dos seus olhos, vejo que tenho muito a agradecer por alguém assim ter surgido na minha vida, e ainda mais por não querer sair dela...

Ser um cretino pode as vezes custar caro, mas não tanto quanto tentar ser um cara legal. Isso parece quase uma verdade irrefutável. É difícil pensar em como consegui escapar de toda essa espiral de desesperança que leva a uma rendição e abandono de valores. Não foi fácil passar por tudo isso, mas, cada vez que sinto Virgínia dentro do meu abraço, percebo que já não mais importa. Eu pagaria se preciso, até o dobro do estabelecido, porque no final de todas as contas, ela é a pessoa à quem quero jurar ser fiel, pelo resto dos meus dias...

FIM

Neudson Nicasio
Enviado por Neudson Nicasio em 21/04/2017
Código do texto: T5977486
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.