Quem entenderá as razões do amor?

Quem entenderá as razões do amor?

Era muito cedo quando Rakel saiu de casa.

A rua estava deserta, mas ela reparou que havia um homem sentado no banco da praça. Olhou com atenção e ficou muito curiosa, pois viu que ele conversava com uma boneca que estava em suas mãos. O que aquele homem estaria fazendo no banco da praça com aquela boneca?

Rakel caminhou vagarosamente para perto dele e ficou quietinha atrás de uma árvore escutando o que ele estava falando. O homem parecia estar conversando com a boneca. Atitude que a fez pensar: “Ele deve ser doido! Como pode um homem conversar com uma boneca!” Mas levou um susto quando ouviu a voz de uma mulher. Olhou! Procurou! E não viu ninguém. Naquele banco só havia o homem e a boneca.

Sem entender o que estava acontecendo, ela ficou mais atenta à situação imaginando que o homem era mesmo doido, pois ele dizia:

- Você precisa entender que é só uma história! Você não é gente e não tem sentimentos. Tente entender!

Mas Rakel tomou um susto quando ouviu uma voz de mulher responder:

- Você disse que me ama!

Ela olhou e viu que só havia o homem e a boneca no banco, então continuou escondida ouvindo o que eles estavam conversando:

- Eu sei! Mas esse é o personagem que eu criei para fazer a apresentação e ser seu par! Ele é igual a você, não existe!

A voz de mulher parecia chorar e dizia:

- Mas ele é você!

Ele sem saber o que dizer ficou calado, então ela falou:

- Quando estamos apresentando é a sua voz que eu ouço! São as suas mãos me conduzindo e se dançamos é o seu calor que sinto! Quando beijamos são os seus braços que me envolvem! Então como pode não ser você? Quer me deixar! Tem outra boneca?

Ele respondeu nervoso:

- Você sabe que não! Eu só tenho você que já faz parte de mim, mas não entende que nunca poderemos nos amar, pois eu sou um contador de histórias e você faz parte da história.

Mas ela insistia:

- Não pode ser verdade! Sem você eu não consigo viver, não consigo ter vida. Sem você eu não existo!

Rakel já estava em prantos ouvindo aquele diálogo triste e chegou até a pensar que também estava ficando louca. Saiu de trás da árvore, se aproximou do homem e ficou surpresa ao ver que era uma boneca de marionete e ele um ventríloquo. Ela olhou nos olhos da boneca e viu que tinha lágrimas pintadas, o que a deixou aliviada para perguntar:

- Posso ajudar?

O homem olhou e ela viu que ele também tinha lágrimas nos olhos, mas eram lágrimas de verdade e ouviu-o falar:

- Eu me apaixonei pela boneca da minha história! E agora o que eu faço, já que ela também me ama? Mas é impossível o nosso amor! Já pedi para ela não me amar! Acho que vamos morrer de amor!

A boneca olhou para o homem e respondeu:

- Não me peça para não te amar que já é tarde!

Rakel sentou ao lado do homem e o abraçou dizendo:

- Calma! O amor sempre arruma um jeito de sobreviver.

Naquele momento Rakel sentiu uma lágrima cair em seu braço. Olhou para cima e viu que era uma marionete manuseada por um contador de histórias mágico e também fazia parte da história contada.

Ela olhou para suas mãos conduzidas por cordões, depois olhou para cima com seus olhos de boneca que pareciam não ter vida e finalmente entendeu os sentimentos da boneca. São coisas do amor! Quem entenderá as razões do amor?

Paulo Ribeiro de Alvarenga e Isa

Criador de vaga-lumes

Iluminando pensamentos

VruuummmmZuuummmm...

Criador de vaga lumes
Enviado por Criador de vaga lumes em 10/09/2015
Código do texto: T5377750
Classificação de conteúdo: seguro