UM ROSTO NA MULTIDÃO

Era uma conversa informal entre amigos; onde, não impOrta; quem eram , também não. O mais velho pergunta:

"Vejo que algo se passa contigo; parece estar perturbado com algo; diga-me, pois talvez possa ajudá-lo"

"Do que eu padeço ninguém poderá me curar. É algo tão pessoal e, tão tolo. Resquício de Romantismo em época tão pragmática. Tolices de poetas bÊbados. Talvez sejam uns tolos, ou talvez só esses enxerguem a vida tal qual é..."

"Mas me diga logo do que se trata; essas tuas olheiras bem que poderiam indicar sinal de romantismo, mas esse teu cabelo tão na moda. Não te acho com vocação para romântico."

"Romãntico de fim -de-semana ou moderno, com um pouco de pragmatismo para viver..."

"Senhor, com licença"-era o garçom a se aproximar.

"E bebendo guaraná? - riu-se o colega, sem se conter , enquanto sorvia a mais forte bebida da casa- "na verdade, acho que não deixou de ser uma criança ainda"

"Pode ser, mas deixe-me contar o caso. Você dirá se é romantismo, pós-moderno ou seja lá o que for. Há dez anos venho mastigando essa doença. Todos nós buscamos o máximo de êxtase, um supra-sumo de felicidade, um não sei o que que nos satisfaça. Uns sublimam essa sensação no trabalho, outros na arte, outros ainda no jogo e no vício e , eu, num ser humano. Posso parecer piegas, mas aquele rostinho, quando o vi , pra mim foi a síntese de tudo que eu buscava de mais elevado, de mais espiritual. Um êxtase incomparável. Eu a conheci naquela escola, você sabe, e quando me mostrou aquele sorriso tão meigo, aqueles olhos diáfanos.."

"É, isso é romantismo. Para mim isso não é trágico, mas motivo de riso"- E deu uma gargalhada.

"Ria, ria das desgraças alheias, mas me deixe explicar: aquela pessoa sintetizava todas as minhas aspirações da vida. O que buscamos no outro senão um sentido para nossa existência ? Que ele possa nos dar uma resposta e ao mesmo tempo satisfazer todas as nossas necessidades de carinho, companhia, compreensão? "

"E agora uma explicação recional. Não racionalize. se está lidando com sentimentos tão nobres e tão caros, não use a razão.."

"Mas eu não usei mesmo. deixe-me continuar: nas semanas seguintes tentei me tornar íntimo dessa pessoa. Inventava pretextos ridículos para me aproximar; você sabe como sou tímido; sentia-me ridículo, balbuciava uns elogios tolos; ela parecia lisonjeada e pareca gostar ou estar se divertindo com a situação."

"E dái ? O que mais aconteceu? "

"Nada. Ela não permitiu que a situação fosse além disso. às vezes me dava atenção, outras vezes indiferença. Chegava a zombar de mim, mas não deixava de me manter um fio de esperança em não sei o quê. Talvez adivinhasse a minha timidez e mantivesse uma compaixão escondida ou se sentisse lisonjeada por tamanho interesse; é, as mulheres são extremamente vaidosas e não há uma que recuse um afago ou uma palavra doce..."

"As mulheres, as mulheres. Nunca demonstre fraqueza diante delas."

"Pois é, mas tomei uma decisão. esperava-a após as aulas e a acompanhava até em casa. Ao invés de melhorar a situação, parece que a aborreci de vez. Tentava se desvencilhar de minha companhia, conversava com outras meninas e , certa vez, abraçou um amigo meu só para me humilhar. Moía-me de ódio, mas não desisti.

Um dia, para surpresa minha, mostrou-se extremamente afável e convidou-me para assistir a um concerto de música. Sim , ela era erudita, além de tudo

Encontramo-nos, mas na saída. Ela não me dissera o horário correto em que viria e, estava acompanhada de sua mãe. esta olhou-me de alto a baixo e trocamos cumprimentos. perguntei se já haviam assistido á sessão , responderam rapidamente que sim e foram embora.

Até hoje não entendi o porquê de ter me convidado para aquiilo. O que se sabe sobre a mente das mulheres? Só sei que deixei aquela escoa e nunca mais a encontrei. Guardei as poesias que lhe escrevi e nunca lhe mostrei. Seu nome era Clara, um nome poético."

"Clara? Há, há! para mim clara faz parte do ovo. Que tolo você foi...Não vale a pena perder seu tempo e se aborrecer com essas ninharias. Se uma mulher não se interessa por você , há mil outras, mais bonitas até. nada de se lastimar e remoer. Aproveite a vida, rapaz e deixe de besteira. Há muito que se aproveitar e pouco tempo..."

"Pois é, mas foi algo mais do que isso de que você está falando. Um não sei que de metafísico. Tanto que, daquela época em diante aguçou-se em mim a percepção pelas coisas belas e , queira ou não, aqueles momentos inesquecíveis forjaram em mim uma sensibilidade que não possuía antes, uma doçura espiritualizada, mas ao mesmo tempo física."

"Tanto que procuro aquele rostinho na multidão sem cessar; uma hora vejo seus cabelos, outra seu corpo formoso, outra seu andar; em outra ainda seu sorriso lindo e sua voz. Conheci outras mulheres que se assemelham, mas nunca eram iguais a ela.

Mas com essas visões ela me tornou tudo em derredor mais bonito. Eis o que quisessem talvez dizer os gregos com as musas."

"O rapaz está hoje mesmo romãntico. Não entendo o porquê desse martírio. -E sorveu um gole de bebida- se ficamos nos exasperando nos aborrecemos. Veja eu, não me aborreço com essas lamúrias; concentro-me na minha profissão, no meu ofício. de vez em quando dou vazão a esses sentimentos de vocês, romãnticos; faço uma viagem com minha mulher e dou umas saidinhas por aí porque niunguém é de ferro. depois , mergulho nos meus afazeres Minha empresa vai bem."

"Gostaria de poder ser como você. Mas gostaria de também um dia voltar a encontrar aquele rostinho lindo, nem que fosse por uns instantes na rua e lhe dizer: obrigado por tudo que me fizeste-depois, seguiria meu caminho."