PEDRO O PESCADOR SOLITÁRIO

(PEDRO! O PESCADOR SOLITÁRIO)

O CÉU EMITIA PROFUNDO AZUL SELETO. O SOL, IMPÁVIDO BRILHAVA NO FIRMAMENTO. BANDO DE GAIVOTAS REVOA SOBRE O MAR SERENO. AO LONGE AVISTO BELAS JANGADAS COM SEU PANOS TREMULANDO NAS BRISAS DO VENTO, PERMANEÇO OBSERVANDO UMA ADMIRÁVEL MENINA, COM, OS CABELOS NEGROS SOLTOS CORRENDO ENTRE ORLA MARÍTIMA. CANTANDO LINDAS CANÇÕES. UMA DESTA CANÇÃO ESCUTEI ATENTAMENTE A LETRA. ESSA CANÇÃO FALAVA DE UM PESCADOR SOLITÁRIO. ESTÊ PESCADOR ENAMOROU-SE, POR UMA DIVA MOÇA, QUAL SUA FAMÍLIA POSSUI ENORME FORTUNA. MAS ELA NÃO CORRESPONDEU SEUS SENTIMENTOS, E O POBRE PESCADOR TENTOU DE VARIAS FORMAS, CONQUISTA O AMOR DA DIVA MOÇA, MAS ELA REPUDIOU AQUELE SINCERO AMOR! UM BELO DIA, O POBRE PESCADOR APANHOU SUAS DIMINUTAS COISAS, ENTROU NO SEU SIMPLES BARCO, CHAMANDO SEUS COLEGAS DE PROFISSÃO, DISSE-LHES. QUE FARIA UMA LONGA VIAGEM, DESEJAVA CONHECER OUTRAS TERRAS, OUTROS MARES DESCONHECIDOS. SOMENTE RETORNARIA AQUELAS PARAGENS QUANDO SENTI-SE DINÂMICO E DONO DOS SEUS SENTIDOS DE PACIÊNCIA. DANDO ESSAS EXPLICAÇÕES, PARTIU EM UMA NOITE DE LUAR ESPLÊNDIDO. PASSARAM VÁRIOS ANOS, UM BELO DIA RETORNOU O PESCADOR, TRAZENDO ENORME FORTUNA. NESTES ANOS TORNOU-SE MUITO RICO. CHEGANDO PERTO DE UM DO ANTIGO COMPANHEIRO, INDAGOU:

CONHECE-ME COMPANHEIRO? OLHANDO BEM, RESPONDEU.

SIM! VOCÊ É PEDRO O PESCADOR SOLITÁRIO, MAS OLHANDO BEM NO MOMENTO DE SOLITÁRIO NADA TENS.

OFERECENDO UM AMPLO SORRISO PEDRO CONTRA, POIS.

SIM MEU AMIGO, HOJE EM DIA DE SOLITÁRIO NADA TENHO, SOU RICO, AMIGO TENHO TUDO QUE DESEJAR. POSSO LHE DIZER, HOJE SOU UM HOMEM REALIZADO. MAS FALTA-ME UMA ÚNICA COISA PARA COMPLETAR DEFINITIVAMENTE M9NHA FELICIDADE.

QUE HE FALTA PARA COMPLETA SUA FELICIDADE? EXCLAMOU O AMIGO.

RESPONDEU PEDRO. SOMENTE AJUDA NÃO SOMENTE A COMPANHEIRO, COMO OS DEMAIS EM TODOS OS SENTIDOS. E SOERGUER AQUELA PEQUENA. POIS SOUBE HOJE QUE ELA VIVE NA, MAS COMPLETA INFELICIDADE. ESSA É OUTRA OBRIGAÇÃO NA MINHA VIDA. AMPARAREI TODOS SEM DISTINÇÃO, POIS OS ANOS QUE DE CONVIVÊNCIA NO EXTERIOR ABSORVI PROFUNDOS CONHECIMENTOS, ATUALMENTE OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS, ME SERÁ DE IMENSA VALIA DE HOJE EM DIANTE. UM DIA CONTAREI NÃO SOMENTE VÓS COMPANHEIRO, MAS AOS DEMAIS, A MINHA VIDA DE AVENTURAS NOS ANOS QUE SE SUCEDERÃO! O (PESCADOR SOLITÁRIO) OLHANDO AO LONGE, AVISTOU UMA SILHUETA SENTADA EM UMA PEDRA. DESPEDINDO DO COMPANHEIRO ENCAMINHOU-SE EM DIREÇÃO AQUELA SILHUETA. QUÃO INTENSAMENTE, MAS SE APROXIMAVA MAIS SEU CORAÇÃO PULSAVA, ELE VOLTARIA REVER SUA BELA MARIAZINHA, AQUELA COM VEEMÊNCIA ANOS O DESPREZOU. MAS O (PESCADOR SOLITÁRIO) NÃO CONSERVAVA NENHUMA RECORDAÇÕES DAQUELES ANOS. PARA PASSADO E PASSADO. SENTIMENTO DE RESSENTIMENTO EM SEU NOBRE CORAÇÃO NÃO RESIDIA. APROXIMANDO, CARINHOSAMENTE INQUIRIU. COMO VAI MARIAZINHA?

VOLTANDO O ROSTO LENTAMENTE, PARECENDO QUE NAQUELE MOMENTO, ENCONTRAVA-SE REGRESSANDO DE UM ENORME PESADELO, OBSERBOU AQUELA FEIÇÃO EM SUA FRENTE, SOBRE SALTOU-SE NOTANDO OS OLHARES MEIGOS DO PESCADOR, SE QUE ELE PUDESSE EXPRESSAR-SE, ELA JOGOU-SE EM SEUS PÉS CHORANDO COPIOSAMENTE, PEDINDO PERDÃO POR TODAS AS MALDADES QUE ELA COMETERAM. O (PESCADOR SOLITÁRIO) PONDEROU:

MARIZINHA, QUEM PERDOA É DEUS, A DEMAIS O QUE JÁ PASSOU NÃO RETORNA. SEGURANDO PELOS BRAÇOS ERGUENDO-A, FITANDO-A LONGAMENTE LHE PERGUNTOU. MARIAZINHA DESEJO QUE VOCÊ ME RESPONDA COM A MAIOR SINCERIDADE. VOCÊ AINDA DESPREZA-ME? BAIXANDO A CABEÇA.

MURMUROU NÃO PEDRO, JAMAIS LHE DESPREZEI, E COM SINCERIDADE QUANDO PARTISTES, EXPERIMENTEI UM ENORME VAZIO NO MEU SER. NÃO TINHA EXPLICAÇÃO, MAS AQUELE VAZIO FOI AUMENTANDO DIA APOÍS DIAS, FOI QUANDO SUA FEIÇÃO LENTAMENTE COMEÇOU INVADIR MINHA MENTE, SUBITAMENTE DESCOBRI A VERDADE. EU TE AMAVA SEMPRE TE AMEI, MAS PRESENTEMENTE SEI QUE NÃO MEREÇO SEU AMOR. COMO VOCÊ JÁ DEVE SABER, ESTOU POBRE, MEUS PAIS MORRERAM NAQUELE TRISTE QUE DIZIMOU TODO NOSSO IMPÉRIO DE ORGULHO. NOSSOS BARCOS, NOSSA MANSÃO TUDO DESAPARECEU POR ENCANTO PARA AGRAVAR NOSSA SITUAÇÃO, MEU PAI DEVIA VULTOSA SOMA DE DINHEIRO A VÁRIOS USURÁRIOS. E TUDO POR PRETEXTO DOS MALDITOS JOGOS CARTEADOS. HOJE EM DIA VIVO DORMINDO DENTRO DOS BARCOS DOS SIMPLES, MAS HONESTOS PESCADORES OS MESMOS QUE EU DESAPRECIAVA COM MEU ORGULHO TOLO. ATUALMENTE NÃO SOMENTE DEIXA-ME DORMIR NOS BARCOS, COMO ME CEDE AGASALHOS NAS NOITES FRIAS.

INTERROPENDO SUA NARRATIVA, PARA ENXUGAR AS LAGRIMAS QUE PROFUSÃO ROLAVA SOBRE AQUELA FACÊ DORIDA. EM SEGUIDA RETOMOU SUA NARRATIVA.

COITADA DE MIM, QUE PENSAVA QUE DINHEIRO ERA TUDO. MAS QUAL AGORA SEI QUE O DINHEIRO DEVE SE EMPREGADO PARA OUTROS FINS. VOLTANDO ERGUE A CABEÇA, FITANDO O (PESCADOR SOLITÁRIO) AVISTOU DUAS LAGRIMAS MANSAMENTE ESCORRENDO EM SUA FACÊ. ADMIRADA EXCLAMOU:

PORQUE CHORA PEDRO!

ELE SOMENTE RESPONDEU. POR QUE. ......... PORQUE AINDA AMO PROFUNDAMENTE, DESEJO QUE VOCÊ SE TORNE MINHA ESPOSA. ACEITA MARIAZINHA?

ELA ABRAÇOU COM IMENSO CARINHO, RESPONDEU:

PERDOA-ME PEDRO PERDOA-ME!

MEIGAMENTE RESPONDEU.

JÁ LHE QUE PERDOA É DEUS. ELE JÁ PERDOA TENHO PLENA CERTEZA. BEIJANDO SEUS LÁBIOS ROSADOS, MURMUROU. ESSAS PALAVRAS. VAMOS MEU PEQUENO TESOURO! ESTA ERA O REFRÃO DA MUSICA QUE AQUELA BELA MENINA CANTAROLAVA, FOI UMA HISTÓRIA DE UM (PESCADOR SOLITÁRIO) UM PESCADOR QUE VIVEU E COMPREENDEU O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PALAVRA AMOR!

&&&

AA. ------ J. ------ C. ------ DE MENDONÇA.

DATA. ------ 17. ------ 01. ------ 1975.

Maroty
Enviado por Maroty em 30/04/2011
Código do texto: T2941307
Classificação de conteúdo: seguro