VELHO CHICO

(VELHO CHICO)

SENTADO NO TOCO, O VELHO CHICO FALAVA PARA O NETO. “MEU NETO ESCUTAI QUE ESSE VELHO TEM PARA TI DIZER”. NETINHO MEU, COMO TU SABEI EU JÁ FUI IGUAL Á MICÊ CORRIA POR TODA ESTA CAPOEIRA, TOMAVA BANHO NOS RIOS. ENFIM FUI UM MOLEQUE. MAS UMA COISA LHE DIZ NETINHO. SEMPRE RESPEITEI A TODOS. VOS MICÊ DEVE PROCEDER DA MESMA MANEIRA. --- COMO? INDAGOU O NETO. --- LHE EXPLICAREI. DEVEM RESPEITAR OS MAIS VELHOS, COMO OS MAIS MOÇOS. CUMPRIR SUAS OBRIGAÇÕES COM DEDICAÇÃO E AMOR. NUNCA JULGAR SEUS SEMELHANTES. SÊ CORRETO EM SEUS ASSUNTOS ORAR CONTRITAMENTE AO NOSSO SENHOR. VER EM TODA NATUREZA A CRIAÇÃO DE NOSSO SENHOR, E RESPEITA-LHA. ASSIM O VELHO CHICO TRANSMITIA SEUS SIMPLES, MAS OBJETIVOS CONHECIMENTOS AO QUERIDO NETINHO. ESTES CONTRITAMENTE ESCUTAVA-O. ESSA PROSA PRATICAMENTE SE DIARIAMENTE, QUASE SEMPRE Á TARDINHA, QUANDO O IRMÃO SOL COMEÇAVA PREGUIÇOSAMENTE A DEITAR-SE EM SEU LEITO MILENAR. NESSE ELEVO DE CALMA, DOÇURA COM OS MAVIOSOS CÂNTICOS DAS JURITIS, CANÁRIOS, SABIÁS, E OUTROS TANTOS. ASSIM O VELHO CHICO ENSINAVA SUA PROFUNDA SABEDORIA AO NETO. ASSIM OS ANOS FORAM SE PASSANDO. CERTO DIA ELE VEIO A FALECER, NO DIA QUE ESTE FATO ACONTECEU, O NETO ERA UMA JOVEM DE VINTE DOIS ANOS, SUA CONSTITUIÇÃO FÍSICA, DAVA INVEJA A MUITOS MORADORES DA METRÓPOLE. MAS COMO DISSE ANTES O VELHO CHICO FALECEU. PARA O NETO FOI UMA TRISTE NOTICIA. MAS COMO LHE DISSE CERTA VEZ. NETINHO PRESTAIS ATENÇÃO NO QUE ESTE VELHO CANSADO VAI TE DIZER. A MORTE NÃO É NADA MAS DO QUE UMA PASSAGEM DE UMA VIDA PARA OUTRA. QUANDO CHEGA MINHA HORA, VOS MICÊ NÃO DEVE CHORA. MAS SIM, ORAR PARA ALMA DESSE VELHO. POIS SE VOCÊ FIZER ISTO, ESTARÁ AJUDANDO-ME MUITO. CONSEQUENTEMENTE O NETO CUMPRIU O QUE O BONDOSO AVÔ SOLICITOU. PERANTE A COVA ABERTA EM UMA VASTÍSSIMA CLAREIRA TOTALMENTE ENVOLVIDA POR BELAS FLORES DE VÁRIOS MATIZES. POIS ESTA FOI MAS UMA SOLICITAÇÃO DO BONDOSO CHICO. SÊ ENTERRADO NÃO EM CATACUMBA, MAS PERANTE A MAGNÂNIMA NATUREZA. ASSIM SENDO, PERANTE A COVA SIMPLES, O NETO SOLENEMENTE AO SOLO PROSTOU-SE, E COM PROFUNDA EMOÇÃO ENTOOU UMA ORAÇÃO REPLETA DE AMOR AO ESPÍRITO DO QUERIDO AVÔ. A ORAÇÃO FOI MAIS OU MENOS ASSIM. --- “MEU PAI QUE VIVE EM TODO INFINITO, QUE VIVE NAS PLANTAS, NAS FRUTAS, NAS MATAS, NOS OCEANOS, NAS MONTANHAS, NOS RIOS, ENFIM EM TODOS OS LOCAIS QUE COM SUA SAPIÊNCIA CRIASTES, FAZEIS QUE MEU BONDOSO VOVOZINHO RECEBA DE VOSSA INFINITA BONDADE UMA NESGA DE VOSSO AMOR CARIDOSO. QUE ELE POSSA SE LEVADO POR AMIGOS SINCEROS AO LOCAL QUE LHE PERTENCE. POIS SEU IDEAL FOI SEMPRE DE AJUDA, AMPARA TODOS QUE DELE SE ACERCAVA. SEM NUNCA PERGUNTAR QUEM ERA ESTE ALGUÉM. SIM! MEU PAI, QUE VOSSOS MENSAGEIROS O LEVE. ALCANÇANDO ESTE LOCAL, POSSA ELE RETEMPERAR-SE E PROSSEGUIR SUA CAMINHADA INCESSANTE. CAMINHADA ESTA QUE SEJA DE PAZ, PRINCIPALMENTE DE AMOR. ASSIM SENDO PAI! ROGO-TE DAÍ ESTA NESGA DE LUZ AO MEU QUERIDO, DILETO AVÔ” ---- FINDA ESTAS PALAVRAS SIMPLES, MAS DE PROFUNDO AMOR, DEITOU O CORPO HIRTO DO QUERIDÍSSIMO AVÔ NA SIMPLES COVA. SUBITAMENTE O AVISTOU LINDAS LUZES MATIZES. ESTAS LUZES FORAM TOMANDO UM FORMATO, QUAL ERA DE UMA GRANDE PONTE,QUE SUBIA AOS CÉUS INFINITAMENTE. NESTE CENÁRIO, AJOELHANDO O JOVEM NETO PROSSEGUIU ORADO MAS FERVOROSAMENTE. NESTE ELEVO, DESCORTINOU UMA RARA BELEZA DE ESPLENDOR INSOFISMÁVEL. SEU AVÔ COBERTO DE LUZENTES LUMINOSIDADES, CERCADO POR OUTROS MAGNÍFICOS ANCIÕES. OLHANDO-O, SORRINDO MEIGAMENTE LHE DISSE: ---- MEU QUERIDO NETO, PROFUNDAMENTE AGRADEÇO POR VÓS VICÊ ME AJUDAR NESTE MOMENTO. MAS PROSSEGUIS MEU NETINHO EM SEU CAMINHAR, VISTO QUE ALGUM DIA NÓS DOIS VOLTAREMOS A NOS REENCONTRAMOS. FINDAS ESTAS PALAVRAS, O VELHO CHICO FOI “CAMINHANDO” NA MAGNÍFICA PONTE DIÁFANA. LAGRIMAS FLUÍAM DAS PÁLPEBRAS DO NETO QUERIDO. FINALMENTE ELE COMPREENDEU TODOS OS SIGNIFICADOS DAS PALESTRAS QUE AMADO AVÔ MINISTRAVA. ASSIM FOI A VIDA DO BONDOSO, HUMILDE VELHO CHICO, CONJUNTAMENTE COM SEU NETO. QUE ABSORVEU CONSCIENTEMENTE OS ENSINAMENTOS DO SEU QUERIDO, BONDOSO AMADO AVOZINHO CHICO!

&&&

AA. ------- J. ------- C. ------- DE MENDONÇA.

DATA. ------- 03. -------05. ---- 2010

Maroty
Enviado por Maroty em 23/05/2010
Código do texto: T2274906
Classificação de conteúdo: seguro