QUE SAUDADES DE MEUS TEMPOS DE CRIANÇA

EU ERA APENAS UM MENINO, MAS ME LEMBRO COMO SE TIVESSE ACONTECIDO HOJE, MEUS PAIS, CULTIVAVAM NOS FUNDOS DE CASA UMA PEQUENA PLANTAÇÃO DE ARROZ, APENAS PARA O SUSTENTO DA FAMILIA, TRABALHAVAMOS DURO ATÉ ALTAS HORAS DA NOITE, SÓ RETORNAVAMOS PARA CASA QUANDO NÃO CONSEGUIAMOS ENXERGAR MAIS NADA À NOSSA VOLTA ERA SÓ A LUZ DA LUA A ILUMINAR NOSSOS ACMINHOS, DE VOLTA PARA CASA.

MINHA MÃE, MUITO DEVOTA A DEUS, NÃO TINHA UMA NOITE QUE ELA NÃO REUNISSE TODOS NÓS EM VOLTA DA CAMA PARA REZARMOS ANTES DE DORMIR, PEDIA TANTAS COISAS BOAS A CADA UM DE NÓS, DEPOIS SUPLICAVA PELOS VIZINHOS, PELAS NOSSAS LAVOURAS, ERAM TANTOS OS PEDIDOS QUE EU FICAVA PREUCUPADO PENSANDO SE DEUS NÃO IRIA SE ESQUECER DE ANOTAR ALGUNS NA SUA AGENDA.

QUANTAS NOITES ELA TINHA QUE ACORDAR-ME DEPOIS DO AMÉM, PARA IR PARA CAMA EM SEU COLO, EM SEGUIDA ME BEIJAVA E ACARICIAVA MEUS CABELOS ENQUANTO ARRUMAVA AS COBERTAS SOBRE MIM, APAGAVA ALUZ E PRONUNCIAVA VÁRIAS VEZES, FILHO EU TE AMO... FILHO FIQUE COM DEUS!

MEU PAI ERA UM HOMEM FORTE, PARECIA NOS AMAR A SUA MANEIRA, QUASE NÃO CONVERSAVA, NÃO DAVA PARA SABER NUNCA EM QUE ESTAVA PENSANDO, EU NÃO ME LEMBRO DE TER OUVIDO ALGUMA VEZ ÊLE DIZER, MEU FILHO EU TE AMO, NEM A MIM E NEM A MAMÃE, TRABALHAVA MUITO E EXIGIA DE NÓS A MESMA CONDUTA.

QUANTO A MIM, FILHO UNICO, A VIDA ME ENSINOU A AMAR MUITO AQUELES DOIS VELHOS, E O AMOR ERA RECÍPROCO.

EU ME SENTIA FELIZ E PROTEGIDO AO LADO DELES, FOI UMA ÉPOCA DIFÍCIL, ÁRDUA, PORÉM DEIXOU MUITAS SAUDADES E BOAS LEMBRANÇAS EM MINHA MEMÓRIA.

AO FECHAR OS OLHOS, ENQUANTO ESPERO O SONO CHEGAR, MEUS PENSAMENTOS VIAJAM ATÉ AQUELE CANTINHO DE MEU MUNDO DE CRIANÇA, AINDA POSSO VER MINHA MÃE DIZER, MEU FILHO DEUS TE ABENÇÕE, DURMA COM OS ANJOS.

SINTO O CHEIRO DO CAFÉ , QUE MINHA MÃE FAZIA,TODA A MANHÃ CEDINHO ANTES DE IR ME ACORDAR.

FILHO ACORDE TÁ NA HORA DE IRMOS PARA O TRABALHO, O CAFÉ ESTÁ NA MESA, VENHA LOGO QUE TEU PAI JÁ ESTÁ COMEÇANDO A RESMUNGAR, TEMOS MUITO TRABALHO HOJE!

O CHEIRO DO PÃO CASEIRO, FEITO NO FORNO A LENHA E O AROMA DO CAFÉ SAINDO DO BULE AINDA POSSO SENTÍ-LOS CADA VEZ QUE ME LEMBRO.

DEPOIS DE LAVAR O ROSTO NA BICA QUE DESAGUAVA AO LADO DE CASA, ÁGUA PURA E FRESQUINHA, EU JOGAVA MILHO PARA AS GALINHAS QUE JÁ ESPERAVAM NA PORTA DE CASA, DAVA DE COMER AOS PORCOS, UM FARELO QUE CHEIRAVA AZEDO, CHEIRO QUE NÃO SAI DE MINHA MEMÓRIA.

EM SEGUIDA LEVAVA OS CAVALOS PARA O PASTO E VOLTAVA CORRENDO EM DIREÇÃO A CASA ONDE MEUS VELHOS ME ESPERAVAM PARA TOMARMOS CAFÉ JUNTOS ANTES DE SAIRMOS PARA A LIDA.

UMA ROTINA QUE EU QUERIA QUE NUNCA ACABASSE, OS DIAS ERAM LONGOS, NINGUÉM SE PREUCUPAVA COM O TEMPO, MEU PAI TINHA DADO DE PRESENTE A MAMÃE UM RELÓGIO DE PREDE, QUE VIVIA TRISTE PENDURADO NA PAREDE DA SALA NINGUÉM LIGAVA PRA ÊLE.

TODOS NÓS CONTROLAVAMOS O TEMPO OLHANDO PARA A POSIÇÃO DO SOL.

MAIS AQUELE BARULHINHO, TIC TAC TIC TAC, AINDA POSSO OUVÍ-LOS QUANDO ESTOU EM SILÊNCIO NO MEU QUARTO.

NO DIA EM QUE COMEMORAVAM 20 ANOS DE SASADOS, MEU PAI FEZ A SURPRESA.

MINHA MÃE MAL PODIA ACREDITAR QUANDO ÊLE CHEGOU EM CASA, VINDO DA VILA COM O RELÓGIO EMBRULHADO NUM PAPEL DE PRESENTE, DIZENDO, EM TOM DE BRINCADEIRA É PRÁ VOÇÊ NÃO PERDER A HORA DE ACORDAR O TEU FILHO TODAS AS MANHÃS...

OS ANOS PASSARAM MUITO DE PRESSA,TENDO ME CASADO, DEIXEI A CASA DE MEUS PAIS E COMECEI UMA NOVA VIDA LONGE DALÍ, FOI O DIA MAIS TRISTE DE TODA MINHA VIDA, QUANDO TIVE QUE ME DESPEDIR DE MEUS PAIS, COM QUEM HAVIA PASSADO TANTOS ANOS JUNTOS.

A DOR SÓ NÃO FOI MAIOR DO QUE A NOTÍCIA DA MORTE DE MAMÃE, MORDIDA POR UMA CASAVEL, MORREU ANTES MESMO DE RECEBER SOCORRO, A CAMINHO DE CASA.

DEPOIS DISSO O MEU PAI, FICOU MUITO DOENTE , SENTIU MUITO A MORTE DE MAMÃE E DOIS MESES DEPOIS FOI SE ENCONTRAR COM ELA, O ACHARAM MORTO EM SEU QUARTO, MORTE NATURAL.

EU NUNCA MAIS VOLTEI LÁ, ONDE MORAVAMOS, SÓ AS LEMBRANÇAS E AS RECORDAÇÕES DE TUDO QUE LÁ VIVEMOS, ME CONFORTAM EM MEIO AS LÁGRIMAS ENQUANTO PENSO NAQUELES DOIS A QUEM EU TANTO AMEI E AINDA AMO!

EU ME LEMBRO DE TUDO COMO SE TIVESSE ACONTECENDO AINDA HOJE.

FIM...