CORTES E RECORTES - Parte do Livro EUREKA


ENIGMA 32 – RECORTANDO A CRUZ
A cruz desenhada abaixo foi construída com cinco quadrados. Aplicar quatro cortes no desenho de maneira que se forme um quadrado que tenha exatamente a mesma área da cruz.



ENIGMA 33 – DIVIDINDO A PIZZA
Dividir uma pizza em oito pedaços, com apenas três linhas de corte.




ENIGMA 34 – DIVIDINDO A FIGURA
Dividir a figura abaixo em quatro partes iguais.



ENIGMA 35 – DIVIDINDO O HEXÁGONO
Dividir a figura abaixo com três cortes, obtendo três quadrados.



ENIGMA 36 – DIVIDINDO O TRIÂNGULO
Dividir o triângulo com três cortes, obtendo três triângulos equiláteros.



ENIGMA 37 – REPARTINDO O BOLO
Partir o bolo abaixo em oito pedaços iguais com apenas três linhas de corte.




ENIGMA 38 – QUATRO IRMÃOS E UMA OVELHA
Um pai deixou, no inventário, sua propriedade dividida em cinco lotes, pois tinha quatro filhos e uma ovelha de estimação. Os filhos, revoltados, conseguiram na justiça a exclusão do direito da ovelha. Dividir novamente a propriedade em quatro lotes de mesma forma e área.



ENIGMA 39 – SETE OU OITO CUBOS?
Quantos cubos de mesmo tamanho temos na figura abaixo, sete ou oito?




Veja detalhes sobre o livro  EUREKA - Quebrando Estigmas de Grande Enigmas em:  
                         http://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/4819941
Samuel da Mata
Enviado por Samuel da Mata em 13/08/2014
Código do texto: T4921457
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.