Luiz fiat lux...

E papai entrou na onda do mexa-se, talvez até antes de ela ser revelada, e ganhar publicidade. Já aposentado havia algum tempo e com tendência à engorda, apesar de seus exercícios quintalícios, que não eram poucos nem leves, frequentes caminhadas e atenção a mais obrigações domésticas à medida em que a filharada ia deixando a casa, velho resolveu entregar-se aos cuidados de uma terapeuta.

Moça jovem, duma simpatia proporcional aos seus quilos a mais, a fisioterapeuta convenceu papai a manter as caminhadas e a praticar exercícios caseiros ao alcance de todos. Ou seja, pelo menos aqueles aptos a se dobrarem - sem flexionar os joelhos - para apanharem, um a um, todos os palitos de uma caixa de fósforos vertidos propositalmente ao chão. E de preferência, procedentes de uma caixinha ainda não usada, com aquele rótulo característico de ...média de 45 palitos...

Não pude seguir o dia a dia da aplicação de papai, que já deixara de fumar havia décadas. Sei que ele era determinado e disciplinado, independentemente de seus já setenta e muitos anos. Mas quando o reencontrei, coisa de um par de meses depois, um tiquinho só mais rotundo, ma no troppo, vi um isqueiro, saliente, no bolso de sua camisa. Mas neca de cigarro...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 14/04/2024
Código do texto: T8041278
Classificação de conteúdo: seguro