O velho Brito que roubou um cabrito!

Era uma vez um velho chamado Brito, conhecido por sua malandragem e esperteza. Ele vivia em um pequeno vilarejo onde todos o temiam e respeitavam por suas artimanhas. Um dia, Brito decidiu que queria um cabrito para si. Conhecendo bem a rotina dos criadores da região, ele traçou um plano infalível.

Brito esperou pacientemente até a noite, quando a escuridão encobria a pequena vila. Furtivamente, ele se infiltrou no celeiro de um fazendeiro adormecido e encontrou o cabrito perfeito. Com movimentos ágeis, Brito o colocou em um saco e saiu silenciosamente.

Porém, o destino nem sempre favorece os espertos. No caminho de volta para casa, Brito foi surpreendido por um guarda noturno. Sem tempo para escapar, ele tentou argumentar sua inocência, mas as evidências eram irrefutáveis.

No dia seguinte, Brito foi levado perante o juiz do vilarejo. A multidão estava curiosa para ver o que aconteceria com o velho larápio. O juiz ouviu atentamente a história e, surpreendentemente, sorriu.

Em vez de condená-lo, o juiz decidiu dar uma lição a Brito. Ordenou que o velho devolvesse o cabrito ao fazendeiro e se desculpasse publicamente. Brito, envergonhado e arrependido, cumpriu a sentença. A partir desse dia, ele abandonou suas artimanhas e passou a ajudar as pessoas do vilarejo, mostrando que podia usar sua astúcia para o bem.

O conto de Brito e o cabrito se espalhou pelo vilarejo, servindo como exemplo de como nossas escolhas podem mudar nosso destino. Brito encontrou redenção e, aos poucos, conquistou o respeito e a confiança da comunidade.

Prof Erik Saramago
Enviado por Prof Erik Saramago em 28/05/2023
Código do texto: T7799577
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.