Memórias de Nhô Quindim

José Albuquerque de Maria Quintiliano, apelidado de Nhô Quindim, em razão de sua mãe gostar do doce de Quindim, feito com ovos, açúcar e amêndoas, passou a chamá-lo de Quindim. Mais tarde, por respeito, acrescentaram o pronome de tratamento: - Nhô.

Nativo da Paulistânia, nasceu numa casa de Currutela na cidade de Pirapozinho, município brasileiro do estado de São Paulo, também conhecido como Cidade Joia da Alta Sorocaba. O lugar exato não sabemos.

Filho de pai ignorado e de Deusarina Vênus de Milo, meretriz mor do bordel Gravata Vermelha. Dizem que noventa por cento dos cabras-machos da cidade se orgulhavam em dizer: - Eu afoguei o ganso na casa de Deusinha!

Seu batismo seu deu debaixo de uma Quixabeira, perto do Córrego da Onça, pois a mãe, coitada, rameira de profissão, fora amaldiçoada pelo vigário da cidade e excomungada. Testemunharam o fato: Uma Iguana, uma Cobra-cipó - bicuda e várias Jandaíras que voavam no local.

Falam ter ascendência portugueses: Fontes afirmam que descendeu de um tal de Mané, outras, de Joaquim. Seja lá quem for o dito cujo, veio zarpado para o Brasil por ser “cristão velho", não aceitava se converter ao cristianismo.

Nhô Quindim, viveu sua infância com a caipirada de sua cidade e mais tarde eleito, por unanimidade, o maior contador de “causos”.

Mesmo analfabeto, aprendeu o bê-á-bá de orelhas. Exímio ouvidor do béééé do bode; do muuuu do boi; méééé do carneiro; do cocó, cocorocó da galinha. Como nato capiau da gema, as primeiras palavras eram faladas, omitindo letras para não se cansar: - Mãe? Pidi uma cosa? Quero mijá! Com o tempo, mascando fumo de corda, o vocabulário alongou: - Incê vai cumigo! – Cê ta Bão? Vez ou outra soltava a língua: - Ocê não vale o peido de uma jumenta!

Já moço se tornou um grande amansador de cavalo bravo, égua e mula.

Enfim, passou para a história sem deixar sinais de vida. Sumiu mata adentro e contam que vive numa tapera. Seu legado foi reconstruído pelo disse me disse de um tal Fulano, do seu Sicrano e seu Beltrano.

Em Tempo: Que souber de algum “causo” de seu Quindim é só "postá qui."