A GRUTA

 

 

Eu tive um sítio na Lomba do Pinheiro próximo a Porto Alegre/RS, onde curtia as suas belezas aos fins de semana. Comentando com meus familiares que no sítio tinha uma gruta feita pelo meu pai, e meu sobrinho com dez anos ouviu, e ficou muito curioso para conhecer a gruta, pedindo-me para que o levasse no sítio.

Como ele morava em outra cidade eu falei que numa das visitas à minha casa eu o levaria no sítio... passou algum tempo e sempre ele insistia em conhecer, não o sítio, mas a gruta... Então chegou o dia em que eu o levaria no sítio e lhe mostraria a gruta, mas eu mesmo não sabia da sua grande curiosidade e até falei que a gruta era pequena, mas ao chegarmos no sítio, ele falou: Por favor, eu quero primeiro ver a gruta, depois tu mostra-me o sítio! Ao sairmos do carro eu pedi que ele me seguisse que nos fundos da casa estaria a Gruta, mas confirmei, ela é pequena, esta atrás daquelas pedras e tem 40 cm de altura por 20 cm de largura adornada com uma santinha dentro e foi o teu avô que a fez e colocou no seu entorno, alguns enfeites colhidos na praia.

Mas é uma gruta para uma santinha? Eu chegava a sonhar com a gruta que daria para entrar dentro como já tinha visto em fotografia. Então pela falta de entendimento e comunicação, eu queria mostrar uma gruta com uma santa e ele queria ver uma gruta, parecido com uma caverna. Um conto acontecido há mais de 50 anos, e a gruta, ainda continua no sítio que foi vendido.

Neri Satter - Abril de 2022

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 14/04/2022
Código do texto: T7494985
Classificação de conteúdo: seguro