GUERINO ROSO

 

Quando caminho pelo meu bairro no centro de São Leopoldo/RS, seguidamente eu encontro com um senhor chamado Guerino Roso - de certa forma nos tornamos amigos... ele com sua bengala caminhando um pouco arqueado, usando um chapéu, magro já no lucro nos seus 91 anos com a estrutura física já abatida, e mesmo assim caminha de forma lenta ajudado pela sua fiel bengala durante meia hora de manhã, que repete durante a tarde, completando uma hora por dia, e ainda lhe sobra tempo para continuar suas atividades físicas, feitas em casa como um autodidata e por isso acredito que o Sr. Guerino ainda vai ficar muito tempo no lucro - por experiência própria eu poso falar que atividades físicas, dá mais saúde e vida.

O Sr. Guerino, fala com uma claridade dos seus conhecimento aprendidos nas suas formações em Filosofia, Teologia e Letras, viúvo possui três filhos, dois homens e uma mulher, que lhes presentearam com três netos.

O Sr.Guerino viveu até os onze anos na roça onde capinava e plantava num lugar chamado Camargo a uns 60 Km de Passo Fundo/RS e posteriormente foi internado no seminário Santo Inácio em Salvador do Sul/RS, lá deu continuidade aos seus estudos onde praticava esportes, principalmente futebol e vôlei. Além de falar a língua mãe Italiana... também aprendeu português, Francês, Latim, e Grego, que faziam parte dos profundos estudos que se dedicou, na formação das três faculdades – depois da sua formação, se dedicou uma parte a política, onde exerceu por três mandatos como vereador em São Leopoldo/RS nos anos 60, mas sempre lembra que na sua época vereadores eram funções não remunerada - Uma pessoa que tem a sua história de vida e por isso é lembrada nos meus contos. Em 2021 ainda o encontro andando pelas ruas de São Leopoldo/RS, amparado por duas bengalas.

O Guerino faleceu no dia 11 de Março de 2022, aos 93 anos. Alguns dias antes ele ainda caminhava na rua com auxílio de andadores e acompanhado por uma cuidadora.

Neri Satter – Março/2020

 

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 10/04/2022
Código do texto: T7491904
Classificação de conteúdo: seguro