MUITA VIDA QUE VIVI - ETYR REYHEIMER

 

Dona Etyr fala em alemão, e foi umas das coisas que ela se diferencia, por ser descendente de pais alemães... Mas já nasceu nos arredores de Novo Hamburgo/RS num lugar que ela mesma diz... Existe no mapa! Chama-se: Buraco do Diabo.

A Dona Etyr nascida em 06/02/1933 de religião Luterana foi Casada por muitos anos e divorciada tendo seu ex. marido já falecido... Tem três filhos homens e uma filha mulher e destes, nasceram doze netos e oito bisnetos e recentemente foi visitar o seu bisneto de quatro anos e ganhou um abraço inesquecível e considera um acontecimento que valeu a pena viver e assim é o apreço com todos os seus familiares - apensar dos ter desfeito seu casamento que para ela, no seu tempo pensava ser o ato de casar um compromisso para o resto da vida... Mas neste ponto a vida lhe enganou, mas lhe deu a longevidade e hoje nos seus 83 anos vive numa casa para idosos e ali se sente bem por não poder viver desacompanhada pelas doenças adquiridas no coração, mas é boa de papo e me contou a sua vida com muita desenvoltura, mas, tem a esperança de voltar a viver com a sua filha quando o momento chegar. Dona Etyr sempre foi trabalhadora... Com instrução primária iniciou trabalhando na roça, plantando Acácia, milho, aipim e posteriormente foi cuidadora de pessoas idosas, aprendeu a fazer crochê, e costura e com isso trabalhava como voluntária – é uma pessoa do bem que viveu a vida e tem a sua própria história - foi criada com os bons costumes antigos, que ela mesmo diz... Foi bem melhor do que as criações atuais... Ela fala que atualmente falta o amor, compreensão e por isso existe muita inimizade que leva alguns joven brigarem por pouca coisa...Dona Etyr deu bons exemplos e a sua vida na história da muita vida que vivi... Valeu a pena. Falecida em 2018.

Neri Satter – Abril/2017

 

 

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 07/04/2022
Código do texto: T7489961
Classificação de conteúdo: seguro