MAIS DE 1000 ANOS DE VIDA

 

falando em muitos anos de vida fiz uma espécie de serenata com a minha gaita em lares para idosos... Foram em cinco lugares situados em São Lepoldo/RS onde dedilhei algumas músicas que eu chamo de músicas para sempre – aquelas que já foram tocadas há mais de cinquenta anos como exemplo de LA PALOMA escrita em 1863 por Sebastian Iradier e Salverri na Espanha – todos os moradores nas casas de idosos pela sua idade longeva conhecem bem as músicas antigas tocadas por um acordeom que no RGS chamamos de gaita.

Mas voltando a falar das muitas vidas vividas, conheci pessoas até mais novas do que eu aos 73 (2017) - porque seus corpos envelheceram além do normal por faltas de cuidados com a parte física e outros por doenças que apareceram antes do tempo...mas a grande maioria passaram dos 80, 90 e alguns raros casos chegaram ao centenário... Assim eu pude ver na soma muitas pessoas que ultrapassaram os 1000 anos. A longevidade é uma conquista que a maioria gostaria de ter quando ela for saudável... Porque quando a pessoa tem uma doença grave que a impossibilita de uma vida prazerosa, a meu ver já morreu antes de morrer.

Mas nas casas que cuidam das pessoas idosas tem enfermeiras e cuidadoras que tem um trabalho digno e maravilhoso - eu aprecio estas pessoas que são os guardiões de seres humanos que viveram a sua longa vida e tem histórias pra contar e agora se encontram com poucos anos para viver e olhando para seus rostos a gente sente que a vida é só um questão de tempo e parece que elas estão esperando esta questão de tempo, ficando um pouco triste, mas eu consigo levar um pouquinho de alegria para que nessa questão de tempo tenham um sonho e um mistério como se o tempo voltasse há uns cinquenta anos atrás... Sempre é bom sonhar enquanto viver. 

Neri Satter – Março/2017

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 07/04/2022
Reeditado em 08/04/2022
Código do texto: T7489956
Classificação de conteúdo: seguro