HACHI DAN – ALMERINDO BATISTA

 

 

Vou iniciar este conto pelo seu final...HACHI DAN, é a graduação do sensei Almerindo Batista. É a última faixa dos kodanshas e posteriormente a ela vem à faixa vermelha que é o nono e décimo Dan. Portanto ser um oitavo dan é alcançar um dos postos hierárquicos do judô mais elevados, reservados somente a judocas que fizeram sua história no judô como o sensei Batista. Ele foi homenageado merecidamente pela Federação Gaúcha de judô no dia 12 de Março de 2016 com 83 anos... com a graduação de HACHI DAN.

Eu posso atestar pela nossa longínqua amizade, feita no judô e fora dele, que o sensei Batista é um mestre e conhecedor daquilo que ensina pois esta sempre se atualizando sobre a matéria que ministra e até hoje aos 83 anos coloca com orgulho o seu quimono quando a sua presença é solicitada para desenvolver uma aula.

Deu-nos uma aula na GABA onde eu estava presente e com muita maestria demonstrando uma eficácia física e um vigor normalmente não encontrado numa pessoa que o peso da idade já deveria estar presente...mas não na dele.

Depois que o Sensei Batista se reformou das forças armadas, se dedicando inteiramente ao judô e a sua confecção de quimonos e artigos esportivos direcionados as lutas...levou alem da academia os ensinamentos filosóficos do judô que sempre foi um dos objetivos do mestre Jigoro Kano.

Quando eu transferi o meu endereço de Porto Alegre para São Leopoldo, o sensei Batista recebeu-me de braços abertos, colocando-me a disposição a sua academia...mas eu tinha desistido do judô por uns doze anos, mas ele, o judô nunca desistiu de mim e hoje sou aluno convidado da GABA estando no quarto ano de treinos com 73 anos de idade e o Sensei Batista é o meu incentivo, na minha continuidade.

O sensei Batista sempre se dedicou ao esporte e a educação para crianças e adultos, que foram tocados pelo judô fazendo diferenças em suas vidas pela orientação pedagógica que o sensei Batista fazia questão de ensinar dentro da academia e também fora dela. E por isso fez jus a muitos prêmios em sua brilhante carreira mas vou salientar um dos últimos que foi feito através de votação popular por meio do facebook que o destacou na categoria esporte com o prêmio VS cidadão em 2015.

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 05/04/2022
Código do texto: T7488499
Classificação de conteúdo: seguro